ABRE

Inovação

Hábitos do Consumidor

  • Gift card se torna opção de presente e amplia presença em redes de varejo

    Com a mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia, o mercado de gift card se transformou no Brasil. Antes visto como solução para quem não tinha cartão de crédito e não possuía conta bancária, o cartão pré-pago passou a ser percebido também como presente. Hoje, o público principal é jovem, majoritariamente homens de 20 […] Continuar lendo

  • O setor de fragrâncias lidera o mercado global de beleza com demanda Gen Z por luxo acessível

    A categoria superou maquiagem e skincare em crescimento global no último ano, consolidando o “efeito do batom” em meio à incerteza econômica e levando as grandes empresas a investirem em expansão e aquisições. As fragrâncias emergiram como o principal motor de crescimento da indústria de beleza, tornando se um item básico para os consumidores da […] Continuar lendo

  • Consumo de pescados cresce 8,2% de janeiro a setembro de 2025

    Oscilações no mercado de proteínas impulsionam o aumento da procura por peixes no varejo alimentar. Em um cenário de inflação nas proteínas mais tradicionais, o consumidor brasileiro vem ajustando seu carrinho de compras e ampliando o consumo de pescado. Um novo estudo da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo e indústria de […] Continuar lendo

  • A geração Z e o futuro do mercado de energéticos

    As bebidas energéticas experimentaram um importante avanço no consumo entre os brasileiros no último ano. O consumo foi impulsionado por ocasiões dentro e fora de casa, indicando uma aceitação ampla dos consumidores O mercado de bebidas energéticas está em plena expansão, e o Brasil se destaca como um dos principais players da América Latina. O […] Continuar lendo

  • Tendências de consumo para 2026: conforto, autenticidade, tecnologia e influência asiática

    Tendências de consumo para 2026: conforto, autenticidade, tecnologia e influência asiática A busca por conforto emocional, por produtos que transmitam personalidade e autenticidade e por tecnologias com resultado comprovado, assim como o olhar atento às inovações que surgem na Ásia, estão no radar dos consumidores para 2026. As principais tendências de consumo globais para o […] Continuar lendo

  • Fragrâncias e maquiagem impulsionam o crescimento de 13% da beleza na América Latina em 2025

    O segmento de beleza da América Latina demonstra forte resiliência, com a Argentina se destacando no cenário global e as vendas de fragrâncias de alto luxo crescendo duas vezes mais rápido que a média. De acordo com dados divulgado pela Circana, a América Latina (LATAM) se consolida como um hotspot de crescimento no cenário global […] Continuar lendo

  • Produtos para o Dia das Crianças voltam a subir após ano de deflação

    Serviços impulsionam inflação da data, enquanto brinquedos e artigos infantis mostram recuperação moderada, aponta FGV IBRE O Dia das Crianças de 2025 chegou com um cenário de preços em leve alta. Após um período de deflação, os produtos e serviços tradicionalmente escolhidos como presentes voltaram a subir, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da […] Continuar lendo

  • Varejo alimentar registra em setembro recuo de -3,6% nas vendas

    Segundo dados do Radar Mensal da Scanntech, o fraco desempenho foi influenciado, principalmente, pela cesta de bebidas, com queda de -11,2% Com o clima mais ameno e a queda no consumo de produtos sensíveis ao calor, setembro registrou o pior desempenho do ano para o varejo alimentar, é o que indicam dados do Radar Mensal […] Continuar lendo

  • Higiene e Beleza lideram e-commerce brasileiro em valor e alcance, aponta Worldpanel by Numerator

    Categoria responde por 38% das vendas online de bens de consumo massivo e alcança 33% dos lares brasileiros, consolidando-se como pilar estratégico do comércio digital. Em meio à rápida transformação do varejo digital, a categoria de Higiene e Beleza se consolidou como a mais relevante no e-commerce nacional, tanto em valor movimentado quanto em penetração […] Continuar lendo

  • Vinícolas apostam no “zero álcool”

    A tendência dos vinhos sem álcool, ou com baixo teor alcoólico, está se consolidando como um dos movimentos mais significativos no mercado global de bebidas, impulsionada por uma mudança cultural em direção a um estilo de vida mais saudável e equilibrado. e as vinícolas brasileiras estão atentas a esse movimento. O crescimento global de uma […] Continuar lendo