Tecnologia da CCRR RFID é destaque no desfile da Rosas de Ouro no Carnaval 2020 em São Paulo


Em uma ação inédita para uma empresa de tecnologia, a CCRR RFID,principal indústria de etiquetas RFID (identificação por rádio frequência) na América do Sul e uma das top 10 no mundo, participou do Carnaval de São Paulo ‘sambando’ na Avenida. Como parte do projeto Carnaval 4.0 e do enredo Tempos Modernos da Escola de Samba Rosas de Ouro, a tecnologia da CCRR RFID monitorou o tempo e o movimento dos integrantes e dos carros alegóricos da Escola durante o desfile.

Como explica Marcio Muniz, Diretor Executivo da CCRR RFID, a ideia é desmistificar e democratizar a tecnologia, aproximando-a das pessoas. “Muito se fala hoje de IoT (internet das coisas), mas nem sempre as pessoas percebem que estas tecnologias são acessíveis e estão mais próximas do seu dia a dia do que imaginam.”

O desfile da Rosas de Ouro – ‘Tempos Modernos’ – foi pensado para oferecer um conjunto de experiências físicas e digitais no Sambódromo. As etiquetas da CCRR RFID estavam nas fantasias dos mais de 2.000 integrantes, nos 05 carros alegóricos e na roupa de todo o time operacional da Escola. Todos os dados foram coletados durante o desfile por 8 leitores RFID UHF Impinj, que formam 4 check points, e foram projetados, em tempo real, em painéis dispostos no Sambódromo; eles também foram armazenados para ajudar em análises posteriores sobre o desempenho da Rosas no desfile 2020.

O projeto digital do desfile 2020 da Rosas de Ouro contou com o suporte técnico da GS1-Brasil, USP, FEI, Instituto Mauá de Tecnologia e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Empresas como a CCRR RFID se uniram ao projeto como parceiros tecnológicos para propagar a mensagem: é possível utilizar tecnologias disruptivas para eliminar limites entre mundos, mas é preciso desmistificar e democratizar estas tecnologias e mostrar que esta revolução digital é para TODOS.

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ccrr-group/media/paginas/img-sobre-quem.png

Quem é a CCRR RFID

Considerada a principal indústria de etiquetas RFID (identificação por rádio frequência) da América do Sul e uma das 10 mais importantes do mundo, a CCRR RFID integra o Grupo CCRR, um dos líderes brasileiros na produção de filmes e papéis autoadesivos, etiquetas e rótulos. O Grupo conta hoje com três plantas, localizadas em São Paulo (SP), Campo Mourão (PR) e Montevidéu (Uruguai), além de escritórios na Argentina e Estados Unidos.

Recentemente foi feito um investimento de mais de R$ 100 milhões na expansão e modernização das fábricas. Parte desse investimento foi direcionado para a unidade de negócios focada na tecnologia RFID e permitiu aumentar a capacidade produtiva em 20 vezes. Anualmente, a empresa tem capacidade produtiva para 1 bilhão de inlays e 2 bilhões de etiquetas RFID.

Este aumento de capacidade visa ampliar o fornecimento para o mercado internacional e vai ao encontro de importantes projetos baseados na aplicação da tecnologia RFID no Brasil, tais como o sistema de pedágios e nos segmentos de vestuário (tags das roupas); esportivo (corridas de rua e maratonas) e imobiliário (acesso a condomínios residenciais e empresariais).

(Fonte: CCRR, 06 de março de 2020)