Tecnologia ajuda Guerlain a evitar falsificações


A Guerlain, uma das casas de perfume e cosméticos mais antigas da França, está usando as tecnologias mais recentes de fim de linha e rastreabilidade da Sidel para combater as falsificações. A solução combinada da Sidel de encaixotamento/paletização para garrafas em caixas cartonadas também está proporcionando cuidado com os produtos e compacidade na nova linha da Guerlain de produtos de cuidados com a pele avançados.

A solução agora já está sendo utilizada na principal unidade de produção da Guerlain próxima a Chartres, França. A Guerlain é uma subsidiária da empresa de bens de luxo LVMH, e essa unidade de produção, conhecida como La Ruche (A Colmeia) fica no coração do “vale dos cosméticos” da França.

“A Sidel implantou todos os aspectos de rotulagem, controle e rejeição de produtos que solicitamos e adaptou o processo de fim de linha às nossas necessidades de rastreabilidade”, revela Aurélien Bernier, Gerente de Projetos de Capacidade de Investimento na Guerlain.

A solução robótica e combinada de encaixotamento e paletização, projetada pela Sidel para funcionar em um espaço compacto de menos de 20 m2, gerencia o fluxo físico dos produtos, caixas e paletes. Ela processa 60 caixas cartonadas de garrafas de produtos de cuidados com a pele por minuto em quatro formatos. Cada embalagem cartonada, caixa e palete é etiquetada com códigos de barra e rótulos que são lidos, registrados e agregados no banco de dados central da Guerlain. Isso significa que a Guerlain, a qualquer momento, pode garantir a origem e todas as características do produto através de uma busca em seu banco de dados central, podendo retirar quaisquer produtos falsificados que não estejam registrados, ou identificar qualquer produto distribuído no mercado errado. O equipamento de fim de linha da Sidel é incumbido de gerar mais de 4.000 trocas de informações por palete para controlar o inteiro processo de qualidade, mantendo ao mesmo tempo um alto nível de disponibilidade da máquina e eficiência, com margens de erro de menos de 1% por ordem de produção.

Nesse setor de alto valor agregado, o cuidado e integridade dos produtos é crucial. As caixas cartonadas são totalmente protegidas na alimentação, agrupamento de lotes e encaixotamento por esteiras e guias adaptados com cobertura protetora em feltro para assegurar o mínimo de abrasão e fricções.

“Nós já conhecíamos a reputação da Sidel quanto a altos níveis de rastreabilidade e ficamos muito impressionados com a sua habilidade de adaptar e fazer ajustes finos na automação segundo nossas necessidades de processo e requisitos de rastreabilidade”, continua Aurélien.

“A Sidel também teve de adaptar a automação e protocolos de comunicação das suas máquinas segundo a configuração de nossa TI e banco de dados central — nós não podemos permitir modificações porque o mesmo sistema é utilizado em todas as instalações de produção de perfumes e cosméticos do LVMH Group.”

A Sidel forneceu a seu cliente de bens de luxo uma solução automatizada sob medida, fortalecendo ao mesmo tempo seus processos de qualidade. A agilidade e expertise da empresa permitiu à Guerlain, com sua longa história de elaboração manual de produtos de beleza, manter a precisão e adaptabilidade da operação manual mudando para a plena automação.

(Fonte: Embalagem Marca, 30 de março de 2023)