Smurfit Kappa Brasil desenvolve Impackt, ferramenta que mede o impacto ambiental de embalagens de baixa reciclabilidade


Conciliando o uso de inovação e sustentabilidade, a Smurfit Kappa – uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo – anuncia o Impackt, ferramenta proprietária desenvolvida no Brasil que permite realizar simulações em 3D que demonstram o acúmulo de resíduos de embalagens com o passar dos anos. O lançamento permite que clientes e fornecedores em nível global possam visualizar o impacto causado ao meio ambiente caso as soluções sejam descartadas de maneira incorreta ou sejam produzidos com materiais de baixa reciclabilidade.

O software, que complementa o conjunto de ferramentas proprietárias da Smurfit Kappa (InnoTools), foi desenvolvido no Experience Centre da companhia no Brasil, em São Paulo. Com ele, é possível desmistificar cálculos complexos e tornar mais tangível o impacto ambiental das embalagens na cadeia operacional em níveis nacionais e internacionais. A ferramenta é capaz de dimensionar a quantidade de embalagens desperdiçadas, fazendo um comparativo lúdico de tamanho e volume com monumentos históricos, como o Cristo Redentor, além de simular unidades de medida com indicadores populares, como um campo de futebol, por exemplo.

O Impackt também traz uma visão mais nítida da quantidade de resíduos gerados ao meio ambiente quando as soluções de embalagens não são desenvolvidas estrategicamente para otimizar espaço e volume na cadeia logística ao transportar produtos. A plataforma foi desenvolvida a partir de metodologias e tecnologias consideradas referências para gestão da sustentabilidade na Smurfit Kappa.

“Acreditamos que cada inovação deve trazer vantagens reais ao meio ambiente e a criação do Impackt está em linha com esse pensamento, uma vez que a plataforma permite potencializar a conscientização ambiental no segmento”, afirma Luciana Souto, diretora de Marketing, Comunicação, Inovação e Experiência do Cliente da Smurfit Kappa no Brasil. “O desenvolvimento do software reforça o nosso propósito de criar, proteger e cuidar do planeta e de gerações futuras”, completa.

Na Smurfit Kappa, a sustentabilidade é o elemento central das estratégias operacionais e permite impactar os negócios de cada cliente com valor inovador. Tendo isso em vista, o Impackt fortalece o ecossistema de criação de embalagens sustentáveis na companhia, ficando disponível para aplicação em todas as fábricas da companhia no Brasil e no mundo.

(Fonte: SMARTPR, 28 de novembro de 2022)