Primeiro Centro de Excelência em Embalagens Inteligentes da América Latina está em Sorocaba


As embalagens hoje têm uma função superior àquela inicial de proteger, preservar e promover. E o Sincpress, focado no desafio de aplicar o que há de mais avançado em tecnologias para embalagens completas e conectivas nasce como primeiro Centro de Excelência em Embalagens Inteligentes (CoE-SmPa) da América Latina apto a discutir e orientar clientes, parceiros e fornecedores na utilização e no desenvolvimento de soluções técnicas e estratégicas.

Agregando valor aos produtos de diversas formas, embalagens ativas e inteligentes viabilizam uma experiência superior não só aos consumidores, mas também a cada elo da cadeia de suprimentos e todo ecossistema de distribuição e comercialização. Essa experiência é viabilizada por meio de tecnologias de IoT, que confere ao produto unicidade alcançada por meio de embalagens inteligentes. Com isso, é possível também agregar valor à marca no que diz respeito a autenticidade e segurança do produto, o que ajuda empresas e governo a intensificarem a proteção contra falsificações, contrabandos e roubos.

Olhando sob a óptica do gerenciamento da cadeia de suprimentos e vendas, smart packaging permite também uma rastreabilidade muito mais eficiente ao longo de todos os seus nós, pois é possível fazer uso de diferentes tecnologias de IoT, cada uma com vantagens para cada players.

Além disso, ao estabelecer a conexão entre o físico (embalagem) e o digital, é possível construir uma relação muito mais próxima aos consumidores, o que viabiliza a construção de uma base valiosa de informações acerca das necessidades e desejos do mercado.

Com uma equipe multidisciplinar, especialmente direcionada a criar soluções para as embalagens das indústrias dos setores de eletroeletrônicos, fármacos, bens de consumo e Alimentos & Bebidas, desenvolvem tecnologias pensando em seus três principais pilares de atuação: Proteção da Marca; Experiência do Consumidor e Sustentabilidade.

Segundo o recente estudo de tendências de consumo para 2020 da Euromonitor: “Hoje, a tendência é visual e multissensorial. […] Em um mercado altamente competitivo, as marcas precisam oferecer o conteúdo dinâmico que os consumidores buscam.” Alguns cases de sucesso de Smart Packaging no Brasil foram entregues pela fabricante de computadores e impressoras HP Inc em parceria com o Sincpress. A primeira iniciativa foi lançada em 2018, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente e consistia em aplicar a tecnologia de marca d’água (em inglês conhecida como: watermark technology) em embalagens especiais e limitadas dos modelos 662 e 664 dos Cartuchos Originais HP. Ao escanear a imagem frontal da embalagem por meio do download do app Linkreader, desenvolvido pela própria marca, o consumidor era direcionado a informações sobre como reciclar seu cartucho e participar do programa HP Planet Partners. Com o sucesso deste projeto, a empresa ampliou sua atuação neste inovador cenário de embalagens e passou a colocar Smart Packaging – agora serializado, em embalagens e impressoras do modelo Deskjet Ink Advantage 3700. Este projeto específico teve como objetivo reinventar embalagens, inserindo uma identificação única em cada produto, conectando os mundos físico e digital para criar experiências interativas que reduzem a pegada de carbono, otimizam a cadeia de suprimentos e melhoram a experiência do cliente. Neste caso, cerca de 95% dos materiais físicos que acompanham o produto, foram substituídos por informações online e tutoriais em video, acessados via digitalização da embalagem, tornando a experiência mais intuitiva e diminuindo o consumo de papéis impressos. Os promotores dos pontos de venda foram treinados para repassar as informações, resultando em mais de 16 mil visualizações do conteúdo disponibilizado no app para onde é redirecionado a marca d’água e o QR Code inseridos na embalagem e no produto, respectivamente. Foram mais de 8 mil visualizações do vídeo tutorial de instalação da impressora e nenhuma reclamação dos clientes com a solução de Qhatsapp Chatbot incorporada no app. Alem disso, todo esse processo nas impressoras reduziu mais de 31,5 toneladas de CO2, que equivale a diminuição de 2,7 mil de galões de gasolina.

(Fonte: Sincpress, fevereiro de 2020)

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