Minalba Brasil lança a primeira lata com descrição em Braille na tampa


A Água Minalba – empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ) – está lançando a primeira lata de água mineral com Braille na tampa desse segmento no Brasil. O objetivo é tornar a experiência de compra, consumo e escolha acessível às pessoas com deficiência visual. A iniciativa inédita de larga escala no país foi desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, player mundial de embalagens de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil. O projeto contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas.

A ação #LataPraTodosVerem visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público.

“Esse é mais um marco em nossa trajetória ESG. Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante”, ressalta Aelio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil.

“Estamos muito contentes em fazer parte dessa mudança! O Sistema Braille é uma das formas de garantir a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual a um produto tão essencial como é a água mineral”, ressalta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Embalagem inclusiva

A embalagem em alumínio tem potencial de levar diferentes categorias de bebidas para momentos de consumo até hoje inexplorados, além de atingir a temperatura ideal mais rápido, proteger a bebida dos raios UV, facilitar a logística e não quebrar. Tornando-se ainda mais inclusiva, a nova lata de água mineral Minalba terá escrito em Braille em sua parte superior, próxima ao anel de alumínio e, por meio do tato, o consumidor com deficiência visual poderá se certificar de que se trata de uma água mineral em lata Minalba com gás ou sem gás.

“Na Ball, diversidade e inclusão são pilares imperativos ao nosso negócio, e entendemos que trazer inovação inclusiva e sustentabilidade ao mercado é nossa responsabilidade. Ao viabilizar a entrega deste produto, acreditamos que há potencial de influenciar um grande movimento de adaptação dentro da cadeia de bebidas”, afirma Fauze Villatoro, Presidente da Ball na América do Sul.

As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba e poderão ser encontradas no mercado nacionalmente. A primeira produção será destinada aos camarotes do evento Tomorrowland Brasil 2023, edição do maior festival de música eletrônica do mundo que ocorre em Itu, a 90 km de São Paulo, nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro.

(Fonte: Embanews, 05 de outubro de 2023)