Já é possível prever cores para resinas recicladas pós consumo


A Avient Corporation, fornecedora de soluções e serviços de materiais especializados e sustentáveis, apresentou seu inovador serviço de previsão de cores para resinas PCR de poliolefinas e polietileno tereftalato (PET), e os novos antioxidantes de poliolefinas da empresa, Cesa ™ Nox A4R Aditivos para Reciclagem. Essas soluções de sustentabilidade são projetadas especificamente para melhorar a experiência do cliente ao trabalhar com conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) para materiais usados em embalagens.

“A Avient está totalmente comprometida em aumentar as oportunidades para expandir o uso de polímeros reciclados, abordando quaisquer barreiras que surjam durante o processo de reciclagem ou quando os clientes desejam incorporar conteúdo de PCR em aplicativos novos ou existentes”, disse Norbert Merklein, vice-presidente e gerente geral de Cor, Aditivos e Tintas na Avient, para as regiões da Europa, Oriente Médio e África.

Calculando a gama de cores

O PCR Color Prediction Service ajuda os proprietários de marcas a entender quais cores podem ser alcançadas com base na quantidade de PCR usada. Ele usa tecnologia sofisticada para determinar – por meio de correspondência de cores anterior – se as cores são viáveis em um novo aplicativo que incorpora conteúdo de PCR. Pioneira no setor de plásticos, esta solução desenvolvida internamente também calcula quanto conteúdo de PCR pode ser adicionado a um aplicativo existente sem afetar sua cor característica.

Usando software proprietário, os especialistas da Avient medem as características da resina para identificar a gama de cores que podem ser reproduzidas com sucesso em um material específico baseado em PCR. Este serviço premium simplifica e acelera a seleção de cores preferidas para polímeros com conteúdo de PCR, evitando tentativas e erros demorados. Ao acelerar o processo de avaliação, o serviço também oferece maior flexibilidade aos clientes que podem precisar mudar de uma fonte de conteúdo de PCR para outra, o que é especialmente importante devido à variabilidade de fornecimento atual.

Aumentando a estabilidade do conteúdo de PCR

Os novos Aditivos para Reciclagem Cesa Nox A4R da Avient são baseados em uma formulação especial que protege as poliolefinas pós-consumo contra a oxidação, que pode levar a defeitos como manchas pretas, géis e descoloração. O antioxidante pode ser adicionado ao conteúdo de PCR no início do processo de reciclagem ou incorporado na resina virgem para prepará-la para reciclagem futura.

(Fonte: Mundo do Plástico, 30 de agosto de 2022)