Congraf supera ano difícil com crescimento e investimento em tecnologia


A solidez da Congraf fez grande diferença nesse ano extremamente instável tanto na economia quanto na política. Diante disso, a grande missão das empresas brasileiras foi manter seus clientes, mas ainda assim, a Congraf cresceu 10% e investiu alto em equipamentos e melhorias em sua produtividade.

Em 2019, a empresa esteve atenta às necessidades apontadas por seus clientes e com base nisso, realizou investimentos importantes para oferecer um atendimento de excelência. Devido à instabilidade econômica, uma parte dos clientes comprometeu seu planejamento de compras e enviou pedidos com prazos fora do leadtime, o que levou a empresa a investir e adquirir mais um equipamento de corte e vinco, para agilizar o fluxo de produção. Outro investimento feito foi em uma troqueladora e cintadeira automática, para atender a indústria de bebidas que precisam de rótulos com cortes especiais. Os investimentos contemplaram ainda um novo laboratório de análises da gestão da qualidade, que é um dos pontos fortes da Congraf.

De acordo com a empresa, a melhoria de gestão de produção é constante e avaliada periodicamente. “Temos reuniões semanais para tratar sobre quesitos de produtividade, integrando toda a equipe de gestores de todos os departamentos, a fim de que apontem os maiores desafios, para juntos buscarmos soluções. Entendemos que essa visão geral é necessária e faz toda a diferença no resultado final quanto ao atendimento, prazo, logística e produto, é claro”, explica Sidney Anversa Victor Junior, Diretor Industrial.

Para 2020, a Congraf espera que as expectativas de crescimento do país se confirmem. Além disso, a fabricante de embalagens pretende continuar investindo, principalmente para atender novas tecnologias, mercados e demandas, já que seus gestores visitarão a Drupa, em Dusseldorf na Alemanha, que é a maior feira da indústria gráfica no mundo, onde acontecem os lançamentos de produtos e equipamentos que costumam ditar os novos rumos do mercado de embalagens.

“Um real crescimento do país será fundamental para a indústria brasileira refazer as expectativas de rentabilidade”, conclui o Diretor Industrial da Congraf.

(Fonte: Frisson Assessoria, 20 de janeiro de 2020)