Como a tecnologia de embalagens pode tornar seu negócio mais sustentável?


Recentemente, falamos sobre a importância de estar atento às mudanças impulsionadas pelas novas tecnologias. Mostramos como o e-commerce incentiva uma nova configuração do varejo, como outras lógicas de produção e consumo vêm sendo demandadas e como os recursos que surgem proporcionam mais funcionalidade às embalagens.

E, disso tudo, podemos tirar uma coisa: na maioria das vezes, são transformações muito positivas para marcas e consumidores. Afinal, quanto mais tecnologia, mais possibilidade de tornar as atividades do dia a dia mais fáceis e eficientes. Quer um exemplo disso? Você se recorda do que era preciso fazer para emitir um extrato bancário? Pedir uma pizza em casa? Achar um endereço? Era tudo um pouco mais complicado, não é mesmo?

Hoje, temos tudo isso na palma da nossa mão e isso é a prova de que utilizamos a tecnologia como uma ferramenta para otimizar nosso tempo e tornar as tarefas mais descomplicadas. Só que os benefícios não param por aí! As inovações tecnológicas também são fundamentais quando o assunto é sustentabilidade e, neste artigo, você vai ver como elas podem ser aplicadas nas embalagens para fazer o seu negócio ser ainda mais responsável ambientalmente!

Ficando mais eficiente

Quando falamos em simplificar e facilitar, queremos dizer que este é um excelente caminho para ganhar eficiência. E da mesma forma que isso é bom para as pessoas, também é bom para as marcas. Afinal, lutar por sustentabilidade é lutar por mais eficácia e um dos grandes benefícios de embalagens com tecnologias inteligentes é facilitar os processos que vão desde a produção até o consumo.

É possível utilizar a tecnologia para descomplicar o armazenamento, agilizar etapas logísticas e, até mesmo, melhorar a durabilidade de produtos. Ao fazer isso, seu negócio estará dando um grande passo em direção à otimização de recursos e redução de resíduos.

Otimizando a produção

Um ótimo exemplo de como tecnologia, eficiência e sustentabilidade podem andar lado a lado são as embalagens inteligentes. Com sensores que monitoram fatores como pH e temperatura, por exemplo, elas comunicam as reais condições do produto, permitindo um maior controle durante o transporte, fornecimento e consumo.

É possível saber quando um alimento está se aproximando de sua validade ou, então, quando ainda não está pronto para ser ingerido. Dessa forma, fornecedores e clientes podem atuar para evitar desperdícios e diminuir as despesas — o que é bom para o consumidor, para a cadeia de produção e para o planeta.

O mesmo ocorre com as embalagens ativas, que possuem uma relação dinâmica com o produto e são capazes de ter uma mistura de gases em seu interior, retardando a ação natural das enzimas e prolongando a vida útil (shelf life) dos alimentos. A equação é simples: aumentando a durabilidade e diminuindo o desperdício, o resultado é mais sustentabilidade!

Reduzindo resíduos

A utilização de tecnologia nas embalagens também pode ser uma grande aliada quando o objetivo é minimizar a geração de resíduos. Novos processos já permitem, por exemplo, reduzir significativamente a quantidade de material usado nas embalagens sem que ela perca em resistência e qualidade. Além de contribuir com o meio ambiente, isso garante a diminuição dos custos de produção e um melhor aproveitamento dos recursos.

Mas a tecnologia em embalagens também pode ser estratégica na hora de promover o consumo consciente. Um recurso que vem sendo bastante utilizado é a realidade aumentada, que possibilita, por exemplo, que marcas interajam com os consumidores e os orientem sobre a melhor forma de fazer o descarte do produto. Da mesma forma, ela também pode ser usada para incentivar hábitos sustentáveis e dar dicas criativas para reaproveitar a embalagem.

Enfim, são várias as possibilidades de investir em tecnologias de embalagens para tornar seu negócio mais sustentável. Em um contexto com cada vez mais protagonismo das inovações tecnológicas, é fundamental que sua marca aproveite as ferramentas disponíveis para proporcionar mais eficiência e equilíbrio em toda a cadeia de produção. Fazendo isso, você estará não apenas contribuindo com clientes e fornecedores, mas também com o meio ambiente e com a sociedade.