Cimed usa inteligência artificial para criar design de embalagem


A indústria farmacêutica brasileira Cimed usou inteligência artificial (IA) para criar a embalagem da edição comemorativa dos 50 anos de sua vitamina Lavitan. A empresa utilizou a plataforma Dall-E, que gera artes a partir de descrições fornecidas por usuários e do conhecimento de centenas de milhões de imagens já lidas por seu sistema.

No caso de Lavitan, o ponto de partida foi a inserção das palavras-chave “vitamina”, “ambientes de ficção científica” e “surrealistas”. A inteligência artificial analisou as informações e transformou tudo em imagem. O Dall-E é uma criação da OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos de pesquisa em IA, e o nome faz alusão ao personagem da Pixar WALL-E e ao pintor espanhol Salvador Dalí.

Para chegar ao resultado final, a imagem fornecida inicialmente pela IA precisou de (pouca) interferência humana, com edições dentro da própria plataforma, explica Juliana Marques Felmanas, responsável pelo planejamento estratégico da Cimed. “A gente tentou usar a imagem de um astronauta roubando uma fórmula secreta de uma base espacial dentro de um cenário distópico. Então a gente foi brincando um pouco com o conceito de surrealismo mesmo para chegar na imagem”, ela diz.

Juliana conta que, em um primeiro momento, o fundo estava cheio de coisas caindo atrás, já que haviam pedido um fundo “distópico”. Porém, a equipe queria um cenário mais infinito e, por isso, precisaram editar. Para isso, bastou selecionar o fundo e buscar por uma nova descrição.

Para chegar ao resultado, o processo demorou duas horas, desde o início do levantamento de ideias até a aprovação da versão final.

Para a empresa, o Dall-E não irá substituir os designers, mas vai facilitar seu trabalho. “Hoje você pode falar o que quiser para o computador poder te responder o negócio que você não imagina, você vai ter novas ideias em cima disso e demora dois minutos para você ver o resultado”, afirma Juliana.

A Cimed pretende estender o uso da plataforma com IA para todas as suas criações, até mesmo posts nas redes sociais e grandes eventos.

(Fonte: Tilt-UOL, 10 de outubro de 2022)