Activas: 30 anos de sucesso


A Activas é uma das maiores distribuidoras de polímeros do Brasil, com sede em São Caetano do Sul (SP), foi fundada em 1990, completou 30 anos de atuação e passou os primeiros oito anos de operação expandindo sua abrangência no mercado nacional.

Em 1998, conquistou o certificado ISO 9001, uma série de normas que dão à empresa o selo de uma gestão de qualidade. Na década de 2000, ampliou a presença nacional com abertura de filiais em Santa Catarina, Rio Grande Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná (duas unidades) e Minas Gerais. No total, incluindo as duas em São Caetano do Sul (SP), são nove unidades. A empresa é uma das principais distribuidoras da Braskem e possui cerca de 5.000 clientes/ano espalhados por todo o país.

Na última década, passou por um amplo processo de profissionalização. Em 2019, investiu cerca de 5% do seu faturamento em gestão, tecnologias e inovação, com a compra de novos equipamentos e troca da frota de caminhões e a compensação das emissões de carbono, tornando-se uma empresa CO2 Neutro, entre outras ações. A Activas implantou uma política de Compliance, como parte do projeto de certificação ISO 16900, padrão de conformidade introduzido pela Organização Internacional de Padronização em abril de 2014. Desde 2014, o balanço da empresa é auditado pela americana EY, uma das maiores do mundo.

Em 2020, a empresa também deu início a certificação Bcorp, adotando padrões verificáveis de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal. Neste ano, conquistou o selo Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar) com 88% no índice geral de satisfação, um dos mais altos da premiação.

(Fonte: Activas, 08 de fevereiro de 2021)