4 razões para investir em tecnologia e favorecer o seu negócio


Vivemos em uma era de transformações rápidas. Por isso, algumas pessoas sentem que é um desafio acompanhar todas as inovações tecnológicas que surgem. Já outras encaram isso como uma ótima oportunidade de negócio. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e, para se destacar nesse cenário, é fundamental ficar atento a tudo que pode influenciar os negócios.

Graças a isso, as discussões sobre tecnologia ganham força e os negócios passam a se beneficiar (e muito) com elas. Para convencer você dessas vantagens, vamos apresentar neste artigo as 4 principais razões para que a sua marca invista em tecnologia.

1. Aumento das vendas

Quando o assunto são as inovações tecnológicas, muitos dizem que elas são responsáveis pela criação de uma nova mentalidade nos consumidores. Não é exagero. Com o surgimento de novas ferramentas, diferentes formas de consumo tornaram-se possíveis, levando as marcas a repensarem seus posicionamentos.

Hoje, o ambiente digital já faz parte da realidade diária de várias pessoas e, se uma empresa almeja atingir esse público, ela também precisa estar nesse espaço. Até porque os usuários estão tendo cada vez mais confiança em comprar pela internet — e não é à toa que o e-commerce vem crescendo tão rapidamente.

Por isso, investir em presença on-line pode ser ótimo para a sua marca. Quer exemplos disso? Dados recentes apontam que 71% das empresas multicanais registraram aumento de vendas em 2018, sendo que aquelas que adotaram um modelo Omnichannel conseguiram aumentar suas vendas em até 51,3% (saiba mais aqui).

2. Conexão com os novos consumidores

Há uma nova geração de pessoas mais engajadas e conectadas. Gente que já nasceu ou viveu boa parte de suas vidas na era da internet e que está começando a formar um grupo consumidor diferenciado. Como esse público gasta boa parte de seu tempo em ambientes on-line, as empresas sabem que é importante tornar a comunicação mais criativa e recompensadora.

Utilizar a tecnologia para interagir com esse público já está virando uma obrigação para negócios que almejam se destacar no mercado. Afinal, estamos falando de pessoas que escolhem as marcas com as quais vão se engajar, não apenas em função das mercadorias, mas das experiências oferecidas.

Os recursos da tecnologia, quando presentes nas embalagens, por exemplo, permitem que novos conteúdos e funcionalidades sejam adicionados ao produto, proporcionando uma jornada de consumo mais rica e personalizada (que é justamente o assunto do próximo tópico).

3. Personalização da experiência do cliente

Várias pessoas vêm demonstrando mais interesse por aquilo que é personalizado do que pelo que é padronizado. Aqui estamos falando de consumidores que ficam mais satisfeitos quando sentem que estão sendo tratados de forma especial — e isso é levado em conta na hora de se fidelizar a uma marca.

As embalagens são excelentes plataformas para proporcionar essa experiência e a personalização deve ser vista como uma tendência cada vez maior. Nesse sentido, as novas ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas para promover mais exclusividade para o cliente.

A realidade aumentada, por exemplo, vem sendo bastante utilizada na hora de oferecer novas possibilidades ao consumidor. São conteúdos extras, jogos e até promoções especiais, que permitem uma interação mais personalizada entre marca e público.

4. Práticas mais sustentáveis

É inegável que as inovações tecnológicas são fundamentais quando o objetivo é otimizar o seu negócio e facilitar a experiência do consumidor. No entanto, como falamos em nosso último artigo, é importante lembrar que elas também são estratégicas quando o objetivo é tornar sua marca ainda mais sustentável.

Seja para otimizar etapas logísticas, simplificar processos produtivos ou facilitar o ato de consumo, as tecnologias podem fazer o seu negócio ficar mais eficiente, contribuindo para a redução de resíduos e o máximo aproveitamento de recursos.

As embalagens inteligentes e as embalagens ativas, por exemplo, são bastante úteis na hora de aumentar a durabilidade dos produtos e diminuir os desperdícios. Ao fazer isso, sua marca estará contribuindo com um futuro melhor e mais responsável.

Bom, não faltam motivos para que seu negócio comece a investir em tecnologia, não é mesmo? Afinal, são diversos os benefícios que as inovações podem trazer, seja para as marcas, para os consumidores ou para o planeta!