Unilever e Aptar inovam e lançam as primeiras tampas em PCR feitas a partir de plástico flexível 100% reciclado


A Unilever junto com a Ecological e a Aptar Beauty + Home lançam a primeira tampa do Brasil 100% produzida a partir de plástico flexível reciclado em escala industrial. Feitas com plástico flexível pós-consumo (aquele usado em sachês), as tampas começam a ser usadas nas embalagens de cremes de tratamento para cabelos das marcas Seda e TRESemmé e, gradualmente, serão expandidas. Essa inovação coloca o plástico flexível no círculo de utilização do material ao fazê-lo retornar para a cadeia de produção, evitando sua ida para aterros, além de abrir portas para outras empresas utilizarem de tecnologia para a utilização do flexível reciclado, impulsionando o índice de reciclagem e de recuperação desse plástico. Atualmente, ele é muito baixo, apenas 3% do material é coletado e processado em todo o mundo, segundo a Fundação Ellen MacArthur.

A Aptar possui uma tecnologia que pode usar polipropileno biaxialmente orientado (BOPP), normalmente usado na fabricação de embalagens flexíveis, como filmes e rótulos, para criar tampas de PCR. Além de desenvolver soluções recicladas e recicláveis, o alto padrão de qualidade e resistência permite sua utilização em novas aplicações de produtos. Como o BOPP é considerado o segundo material mais usado em embalagens flexíveis, quando as tecnologias corretas de reciclagem estão em vigor, há uma grande oportunidade para o material reciclado ser recuperado e reutilizado.

“O destino do plástico flexível, aquele usado nos pouchs de molhos de tomate, sachês e afins, sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo e, agora, começamos a mudar essa realidade. Essa inovação comprova, mais uma vez, o pioneirismo da Unilever na agenda sustentável e o seu compromisso no combate à poluição plástica”, afirmou Zita Oliveira, gerente de Sustentabilidade da Unilever para a América Latina.

“Desenvolver embalagens que contenham material reciclado e sejam recicláveis tem sido nosso principal objetivo nos últimos anos para os mercados de beleza, cuidados pessoais, cuidados com a casa, alimentos e bebidas”, informa o Diretor de Marketing, Desenvolvimento e Inovação para América Latina da Aptar Beauty + Casa, Marcelo Santarelli. “A parceria com a Unilever, que fez alterações em suas embalagens como forma de refletir o compromisso da empresa em reduzir o impacto ambiental e atender a demanda do consumidor, atenta às ações reais das empresas em relação à sustentabilidade, veio junto com o compromisso da Aptar em promover uma economia mais circular.”

Essa transformação foi possível devido aos avanços tecnológicos dos equipamentos, como na etapa de lavagem do material coletado, que alcança as condições ideais requeridas, a substituição dos filmes multicamadas por monocamadas e a garantia de qualidade e conservação dos cremes armazenados. Os materiais flexíveis que antes seriam enviados para aterros agora são coletados e direcionados para o fornecedor de resina, que aplica as etapas de moagem, lavagem, extração de gases e processamento até chegar ao formato de “pellets” (bolinhas de resina plástica). Essa nova resina é utilizada na produção das tampas de TRESemmé e Seda, criando valor para o material reciclado e um destino nobre ao voltar para as mãos dos consumidores. As marcas abraçam a estratégia de sustentabilidade como diferencial competitivo. TRESemmé, por exemplo, já realizou a redução de 20% do peso dos frascos, sendo todos 100% produzidos com plástico 100% reciclado e reciclável e é a primeira marca massiva de produtos para o cabelo a realizar esse feito.

Na fase inicial do projeto, a capacidade de produção da resina reciclada feita com material flexível pós-consumo é de 1.200 toneladas ao ano e muda o patamar desse segmento no Brasil. O plano é expandir o uso do material para outras embalagens.

“Como signatário do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico da Ellen MacArthur Foundation, este lançamento é mais uma conquista no cumprimento de nossos compromissos de, até 2025, ter todas as nossas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis”, diz Marcelo.

A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico tem avançado a cada ano e influenciado a circularidade do material no país. O planejamento da companhia para a sustentabilidade do plástico nos próximos anos é amplo e se baseia em uma diretriz que envolve duas esferas: 1) Menos plástico e 2) Melhor plástico. Isto significa repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens e designs mais otimizados.

(Fonte: Jubarte Comunica, 08 de setembro de 2022)