SABIC, Napco e FONTE uniram forças para lançar a primeira embalagem de pão feita com plástico pós-consumo totalmente reciclado na Arábia Saudita


  • Colaboração com a Napco National e a FONTE para promover o uso de polietileno circular certificado com balanço de massa, fabricado na Arábia Saudita a partir do portfólio TRUCIRCLE™ da SABIC para a produção de sacos de pão sustentáveis.
  • Graus de PE para contato com alimentos baseados em 100% de matéria-prima de óleo de pirólise derivado de reciclagem avançada de plásticos usados ​​pós-consumo.

A SABIC, líder global na indústria química, anunciou o lançamento bem-sucedido do primeiro projeto de embalagem circular na Arábia Saudita como parte de seu programa TRUCIRCLE ™ para acelerar a implementação de uma economia circular de plástico. A FONTE, uma grande empresa da indústria de panificação no Reino da Arábia Saudita (KSA), introduziu sacos de pão feitos com polietileno circular certificado (PE) da SABIC em seu Pão Árabe de Aveia. Os sacos são feitos pela Napco National, um fabricante saudita verticalmente integrado de filmes flexíveis e produtos de embalagem, usando dois graus de resina de polietileno circular certificada para contato com alimentos (LLDPE) do portfólio TRUCIRCLE da SABIC. Após o início do projeto conjunto em março de 2023 e a conclusão bem-sucedida da fase de teste na Napco, a FONTE começou a introduzir os sacos flexíveis em lojas em toda a Arábia Saudita.

Os novos sacos de pão FONTE incorporam 100% de conteúdo certificado de massa balanceada de matéria-prima reciclada de plásticos usados ​​pós-consumo mistos, que é convertido em óleo de pirólise em um processo avançado de reciclagem. A SABIC então usa o óleo na produção de novos polímeros com a mesma pureza e qualidade dos plásticos virgens tradicionais na planta da empresa em Jubail, KSA.

Sanjay Mishra, que lidera o negócio de ETP e Polímeros de Desempenho na SABIC, afirma: “Com nosso programa TRUCIRCLE, estamos pressionando por modelos de negócios inovadores para transformar nossa indústria de linear para circular e ajudar a evitar que o material valioso de aplicações plásticas de fim de vida seja desperdiçado. Em um tempo relativamente curto, este notável projeto conjunto mostrou o que pode ser alcançado para tornar esta visão realidade se todos os participantes trabalharem juntos para maximizar a reciclagem e a sustentabilidade do plástico pós-consumo. Além disso, o projeto também aborda uma grande tendência em direção a embalagens de alimentos mais sustentáveis ​​na Arábia Saudita e é a primeira aplicação de embalagem circular desse tipo no país.”

Os materiais circulares da SABIC são produzidos usando a contabilidade de balanço de massa de acordo com o programa International Sustainability & Carbon Certification (ISCC) PLUS, que segue um conjunto de regras predefinidas e transparentes para rastrear o fluxo de materiais em cadeias de suprimentos complexas, desde a matéria-prima até a aplicação final.

Mohammed Binmahfoodh, CEO da Masdar Alhayat for Food Industries (FONTE), acrescenta: “Na Masdar, nosso foco estratégico se estende por todo o espectro de bens de consumo de movimento rápido (FMCG). Nossa missão de integrar qualidade e sustentabilidade em todos os aspectos de nossas operações se alinha perfeitamente com a Visão 2030. Como marca líder da Masdar, a FONTE está totalmente comprometida em abordar o desafio do plástico que todos os produtores de alimentos estão enfrentando. Embora esta nova sacola de pão seja apenas um dos nossos produtos, ela demonstra como importantes participantes da cadeia de valor podem trabalhar juntos para promover mudanças muito necessárias. Como a disponibilidade de plásticos reciclados de alta qualidade na Arábia Saudita está aumentando, estamos ansiosos para transferir o sucesso deste projeto de parceria com a SABIC e a Napco como um modelo para outras aplicações de embalagem em nossa oferta de produtos alimentícios ‘Saudi Made’.”

Chadi Radi, Diretor Sênior da Napco National, comenta: “A Napco está firmemente dedicada ao avanço de embalagens sustentáveis ​​em vários setores da indústria de plástico no Reino da Arábia Saudita e em toda a região do Golfo. Entendemos a necessidade urgente de abordar os desafios ambientais e estamos comprometidos em apoiar nossos clientes na obtenção de seus objetivos de sustentabilidade. Por meio de nossa abordagem inovadora, nos esforçamos para desenvolver soluções de embalagem que minimizem o impacto ambiental, promovam a circularidade e maximizem o valor do ciclo de vida do plástico. Na Napco National, acolhemos a rota de reciclagem avançada oferecida pela SABIC como uma oportunidade de contribuir para a circularidade dos plásticos em filmes de embalagens flexíveis. Essa colaboração levou a uma implementação bem-sucedida de filme plástico circular no setor alimentício.”

Os polímeros circulares certificados da SABIC fazem parte do portfólio e dos serviços TRUCIRCLE da empresa. Além dos polímeros circulares certificados, isso também inclui design para reciclabilidade, produtos reciclados mecanicamente, polímeros renováveis ​​certificados de matéria-prima de base biológica e iniciativas de circuito fechado para reciclar plástico de volta em aplicações de alta qualidade e ajudar a evitar que plásticos usados ​​valiosos se tornem resíduos.

(Fonte: Plástico News, 05 de agosto de 2024)