Pimp My Carroça realiza ação em Limeira (SP) com apoio da Papirus


Catadores de materiais recicláveis costumam fazer parte da vida das cidades, coletando resíduos que serão reciclados e ajudando a reduzir a quantidade de lixo. Com uma atuação importante para promover a reciclagem, esses profissionais geralmente não recebem apoio para sua atividade. Para ajudar a mudar este cenário, Limeira (SP) recebeu a edição do ‘Pimp My Carroça’, uma iniciativa que vai ajudar esses profissionais, reformando suas carroças e entregando-as em boas condições para que possam realizar seu trabalho. No sábado (19/11), com o apoio da Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do País, aconteceu um dia de intervenção pública ao ar livre, em que a empresa patrocinou a reforma estrutural de cinco carroças de catadores.

“Estamos inseridos em uma economia circular, na qual, o trabalho dos catadores, é fundamental para evitar que o material que podemos reaproveitar não chegue aos aterros. Por isso, apoiar iniciativas como essa é importante para fortalecer toda uma cadeira de sustentabilidade”, destaca Amando Varella, CoCEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.

No evento, realizado no CRAS – Parque Nossa Senhora das Dores, as carroças foram tratadas e pintadas pelos artistas Paulo Ricardo da Silva (@paulomedo), Wellington de Barros Pessoa (wbp_art), Wesler Fagner Machado (@wesler_machado_alma), Rebeca dos Santos Pereira ( beca . rt) e Amanda Borges dos Santos (@amanda_dcocrew), e os catadores também receberam um kit com 15 itens de equipamentos de segurança, incluindo máscaras e kits de água e sabão.

O Pimp My Carroça é realizado desde 2012 com o objetivo de apoiar os catadores de materiais recicláveis e aumentar sua renda por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Conduzido pela ONG de mesmo nome, a ação já ajudou mais de 5.900 catadores em 55 cidades de 16 países. O evento já aconteceu em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Jacareí (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Bragança Paulista (SP), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Brasília (DF) e Recife (PE). Fora do país, o evento já foi realizado nas cidades colombianas de Cali, Bogotá e Medellín e em Quito, no Equador.

(Fonte: G1, 22 de novembro de 2022)