PET-ECO: Mais reciclabilidade para sua embalagem


Embalagens são um dos principais pontos de contato e relacionamento da marca com o consumidor e os acabamentos especiais são os detalhes que permitem que elas alcancem todo o seu potencial em atrair o olhar do consumidor, desempenhar o papel de mídia de comunicação e maximizar o shelf-life do produto contido na embalagem.

Para conferir atributos estéticos ou funcionais algumas embalagens utilizam em sua estrutura materiais que podem dificultar o processo de reciclagem, compostagem ou biodegradação.

Visando reverter esse cenário e reduzir o consumo desses materiais de forma sustentável e responsável a Uvpack – Acabamentos Especiais inovou o mercado de laminação para embalagens por meio do filme PET-ECO.

Com 62% menos materiais danosos ao meio ambiente, o substrato mantém a proteção e apelo estético com aplicação por meio de adesivo acrílico à base d’água¹.

O PET-ECO é utilizado na Europa para atender aos requisitos regulatórios de reciclabilidade com agregação de até 5% em peso de materiais não recicláveis ou não emulsionáveis em água e ainda pode ser usado para formação de barreira impermeabilizante e para gordura.

O PET – ECO pode ser aplicado nas embalagens na versão transparente ou na versão metalizada – METPET – ECO. Este filme não é indicado para impressão, porém essa aplicação pode ser testada e homologada em conformidade com os requisitos de cada projeto.

Entre as principais aplicações, destacamos:

  • Cartuchos de sabão em pó e sabonetes
  • Cartuchos de produtos congelados
  • Embalagens de fast-food ou qualquer outra aplicação onde a extrusão de PE, sem especificação de selabilidade ou a plastificação seja utilizada
  • Dar resistência mecânica para cartuchos que tenham esse requisito.

Queremos ajudar empresas a criarem embalagens que ofereçam menos impacto no meio ambiente, mas que geram grande impacto na conexão emocional com seus consumidores.(Fonte: UV-PACK, 16 de janeiro de 2023)