Pesquisa aponta que 70% dos empresários esperam retomada da economia entre 4 e 6 meses


De acordo com uma sondagem do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), 70% das empresas consultadas esperam que a retomada da trajetória de crescimento da economia aconteça no período entre quatro e seis meses após a quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus. Foram ouvidas 2.987 empresas.

Em todos os setores, a maior parte das empresas projeta que o coronavírus impactará suas atividades no 2º e no 3º trimestres de 2020. “Existem empresas esperando uma demora maior da retomada. 37% esperam que ocorra em mais de nove meses. Porém, há quase um empate com o grupo de empresas que consideram a normalização dos negócios entre quatro e seis meses”, disse Rodolpho Tobler, Economista do IBRE/FGV e um dos responsáveis pela pesquisa.

Segundo o pesquisador, essa diferença pode ser explicada pela resposta de estabelecimentos de menor porte, ou que ficam em localidades onde o consumo está mais restrito. “Outro ponto de cautela que os empresários podem estar considerando é a demora que o mercado de trabalho, e consequentemente a renda das famílias, devem apresentar nessa recuperação”, afirmou.

(Fonte: Cosmetics Online, 23 de abril de 2020)