Heineken reforça compromisso de sustentabilidade e inova no mercado de cerveja com a nova long neck retornável


A partir de março, projeto de retornabilidade será iniciado nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Objetivo da marca é substituir 100% das Long Necks dos bares e restaurantes parceiros nas principais cidades da região Sul até o fim deste ano.

A Heineken, com o compromisso de atuar cada vez mais de acordo com práticas sustentáveis, anuncia mudanças na venda de cervejas long necks, que passam a ser retornáveis. A Região Sul do Brasil foi a escolhida para o início da implementação do conceito de venda circular nesta categoria, que ocorre a partir dos primeiros dias deste mês de março. Os produtos serão destinados a bares e restaurantes parceiros, o que trará impactos positivos diretos aos estabelecimentos, consumidor final e ao meio ambiente.

As vendas circulares começam em duas dezenas de cidades do sul do Brasil. No Paraná, em Curitiba, Japurá, Ponta Grossa, São Borja, Londrina, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Paranaguá. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis e mais Itajaí, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Montenegro, Vacaria e Laurentino. E no Rio Grande do Sul, os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha e Pelotas.

As novas long neck Heineken contam com vários diferenciais, entre eles: o selo prata, que reforça o conceito dos produtos, garantindo que aquela unidade irá ser reutilizada; as tampas, com novas cores, sinalizam que as novas garrafas devem ser abertas apenas com abridor (modelo Pry Off); o vidro mais espesso e com o tamanho maior, mais seguro para o transporte e para o consumo. A companhia distribuirá cerca de 10 mil unidades desses abridores para os estabelecimentos e consumidores, como forma de gerar mais atratividade e gratificação.

A ação começa com a meta de que 90% dos bares e restaurantes da Região Sul recebam as novas garrafas até o fim deste primeiro semestre. Com isso, a expectativa é provocar uma mudança na logística e no hábito cultural dos clientes. O projeto será expandido para as demais regiões brasileiras ao longo dos próximos anos.

No Brasil, somente 47% dos vidros são reciclados. Com a iniciativa, a Heineken espera influenciar o mercado a aumentar esse percentual. “Essa é uma mudança muito importante e necessária para a empresa e para o planeta. Nosso compromisso é ser uma marca 100% sustentável. Queremos, num futuro próximo, estar em todos os estados brasileiros com as long necks retornáveis, garantindo a redução de impactos negativos com a produção de novas garrafas, e, claro, mantendo o sabor inconfundível que faz da Heineken a cerveja premium preferida pelos brasileiros”, explica Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil.

Em 2021, a Heineken lançou a plataforma de Geração de Energia Distribuída, oferecendo Energia Verde – limpa – para estabelecimentos comerciais e residenciais em todo o Brasil. Além disso, para que as novas práticas sejam ainda mais assertivas e diretas ao meio ambiente, a empresa realizou investimentos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, onde o processo de produção, transporte, coleta, lavagem e reenvase do produto foi internalizado em 100%, tornando o fluxo do ecossistema mais viável e ecológico. As medidas são norteadas pela plataforma Green Your City, que possui compromissos dentro dos pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e vão de encontro à meta da marca de ter 80% de suas embalagens de vidro circulares até 2030.

(Fonte: Agência Lema, 09 de março de 2023)