Heineken incentiva o uso de garrafas retornáveis em mercados autônomos


market4u, rede de minimercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais, em parceria com a Heineken anuncia a implementação do sistema de garrafas retornáveis. Agora, os consumidores que adquirirem e retornarem uma garrafa das marcas Heineken ou Amstel nas lojas do market4u, ganham um saldo no aplicativo da rede para a próxima compra das cervejas de 600ml.

Operando como projeto piloto em quatro unidades do market4u – Condomínio Bandeirantes, New Life Freguesia, Bosque Jaraguá e Luggo Piqueri, localizados na capital paulista, o sistema foi desenvolvido pelas marcas para fomentar a sustentabilidade dentro de seus respectivos modelos de negócio. “A expectativa é que ao longo das próximas fases do projeto, com a expansão para outros condomínios, pelo menos metade das garrafas consumidas em nossas unidades sejam retornadas para o totem da Heineken, disponível nos pontos de venda”, explica Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u.

VEJA TAMBÉM

De acordo com o executivo, o sistema foi elaborado de ponta a ponta com foco na sustentabilidade, do objetivo à logística reversa das garrafas retornáveis, que atualmente é realizada de forma otimizada pela própria frota de abastecimento dos pontos de venda. Córdova ressalta que, quando os franqueados do market4u fizerem a coleta dos recipientes, serão remunerados por isso.

“O projeto proporciona vantagem para todos os envolvidos: o cliente, que recebe cashback com o retorno das garrafas; o franqueado, com recompensa pela coleta dos recipientes; a Heineken, que fomenta a sustentabilidade e tem o retorno das garrafas de maneira centralizada; e nós, do market4u, que reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente por meio de ações práticas e acessíveis ao consumidor”, comenta o CEO.

A iniciativa terá duração de três meses e determinará os próximos passos da expansão do projeto para outras unidades da rede de minimercados autônomos. A expectativa é que a segunda etapa seja efetuada de maneira gradual, incluindo mais operações na cidade de São Paulo e depois, expandindo para os outros estados brasileiros.

(Fonte: Engarrafador Moderno, 30.01.23)