Goose Island, Green Mining e Coletivo Pinheiros se unem e coletam 100 toneladas de vidro em SP


Assumir desafios em prol do meio ambiente – foi esse o objetivo da cervejaria Goose Island, da startup Green Mining e da associação Coletivo Pinheiros, em 2019, ao lançar o “Desafio do Vidro”. Porém, a ação pontual de coletar e enviar para a reciclagem embalagens descartadas por bares, restaurantes e condomínios no bairro Pinheiros se tornou um projeto permanente. Hoje, a denominada “Rota do Vidro” celebra a marca de 100 toneladas de resíduos enviados para reciclagem.

Por meio de um sistema de logística reversa inteligente, realizado pela Green Mining, as embalagens pós-consumo são coletadas nos estabelecimentos e condomínios e encaminhadas para a fábrica da cervejaria Ambev, onde é realizado todo o processo de reciclagem. “O sistema desenvolvido por nós, garante toda a rastreabilidade do material que retornará ao ciclo de produção. Isso é logística reversa de verdade”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da startup.

Mesmo o vidro sendo 100% reciclável, comerciantes sempre tiveram dificuldade para descartá-lo devido ao volume, peso e risco que o material cortante pode oferecer. Por isso, a implantação foi feita em um dos bairros mais boêmios da capital paulista, que registra um grande volume de resíduos pós-consumo, como as garrafas de bebidas alcóolicas. “Ver que uma ação se tornou um projeto fixo no bairro e com parcerias incríveis e duradouras, como a da Goose Island e do Coletivo Pinheiros, é muito gratificante. O que estamos fazendo vai muito além de cumprir a legislação, é um compromisso de envolver cadeias produtivas no fomento à economia circular”, finaliza Rodrigo Oliveira.

A Rota do Vidro contempla estabelecimentos e condomínios associados ao Coletivo Pinheiros.

Sobre a Green Mining

A Green Mining é uma das startups selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, por meio do programa 100+ Accelerator. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, foi vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica e da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures. Além de representar o Brasil no programa mundial Climate Launchpad, na Holanda e vencedora da 1ª edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge.

Em 2021, a startup foi premiada no Ranking 100 Open Startups, entrando para o TOP 10 na categoria CleanTechs, e apresentou o projeto de logística reversa inteligente na COP26, a Conferência do Clima da ONU. Desde o início das operações, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 3,9 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de mais de 650 mil quilos de CO2.

(Fonte: ML&A Comunicações, 12 de abril de 2022)