Em 2023 a Lord leva sustentabilidade e educação climática para as escolas da rede pública municipal de Sorocaba


A Lord em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e o Movimento Escolas Pelo Clima (EpC) lançaram o projeto “Educação Climática nas Escolas”, voltado a educadores e estudantes da rede pública municipal. O objetivo é divulgar o tema e preparar a comunidade escolar para atuar na busca de soluções práticas para o enfrentamento da situação climática e envolver temas como sustentabilidade e economia circular.

A iniciativa foi criada como um projeto-piloto e envolve, neste momento, três escolas municipais: E.M. “Prof. Amin Cassar”, no Jd. Santa Cecília; E.M. “Walter Carretero”, no bairro Ana Paula Eleutério, ambas na Zona Norte; e E.M. “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, na Zona Oeste da cidade. Nesta primeira fase do projeto, o foco foi a formação de cerca de 60 educadores, que passaram por atividades formativas conduzidas pelo EpC, tais como aulas e palestras, abordando aspectos sobre a situação climática, além da realização de projetos de ação climática e sustentabilidade conectados à realidade da escola e ao perfil dos estudantes.

Outras atividades formativas, produção de e-books e desafios estão previstos até agosto deste ano, envolvendo educadores, estudantes e voluntários da Lord, no primeiro ano do projeto. A Secretaria da Educação acredita na parceria para qualificação e atualização do seu corpo docente em educação climática e observa que formações, como essa, são fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos bem-informados, conscientes da sua realidade e protagonistas de ações que contribuam para a sustentabilidade em suas comunidades.

“É muito positivo podermos ter nossos alunos da rede municipal participando de uma iniciativa tão alinhada com a ideia de sustentabilidade, podendo contribuir diretamente e com criatividade para a elaboração de novas soluções que tenham esse propósito”, afirma o secretário da Educação, professor Marcio Carrara.

“A criação de ações, propostas e projetos aproxima a situação climática da escola, do currículo escolar e de sua comunidade, estabelecendo uma conexão importante entre as ações humanas e a mudança climática, que afeta o planeta em diferentes escalas e intensidades”, explica o diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima, Edson Grandisoli, ao falar sobre a importância do projeto.

“Apoiar esse projeto inédito, para a formação de jovens a respeito de temas, como sustentabilidade, economia circular, gestão de resíduos e proteção do clima, é de fundamental importância para nós, pois nosso objetivo é contribuirmos continuamente para gerar um impacto positivo na sociedade”, destaca Herman Moura, presidente da Lord.

(Fonte: Marketing Lord, 04 de abril de 2023)