Parceria Vitopel, Avery Dennison e Wise posiciona o filme de BOPP V.Planet PCR como solução inovadora na circularidade para rótulos e etiquetas autoadesivas


A Vitopel, alinhada à sua essência em realizar um trabalho integrado com todos os elos da cadeia produtiva, na busca de soluções inovadoras que valorizam a responsabilidade ambiental e que utilizem estruturas mais sustentáveis, participou de um projeto inédito que promove a economia circular e colabora com as metas de sustentabilidade dos seus clientes e dos brand owners.

Em conjunto com a Avery Dennison, empresa líder dedicada à fabricação de materiais funcionais e de rotulagem; e a Wise, recicladora e fornecedora de material reciclado pós-consumo, a Vitopel contribuiu com o desenvolvimento da primeira solução autoadesiva para rótulos e etiquetas com conteúdo PCR, que leva a marca Fasson® rPP Branco NTC 10% PCR. Esse produto se tornou realidade com a aplicação do filme V.Planet PCR, que faz parte do portfólio da Vitopel, e é produzido com uma porcentagem de resinas pós-consumo, garantindo a mesma performance dos filmes convencionais em BOPP.

O trabalho colaborativo foi uma das marcas deste projeto que reuniu as três empresas. A Avery Dennison buscou a Vitopel pela expertise adquirida com o Vitopaper, produto que também alia atributos sustentáveis estando em sincronicidade com a iniciativa; e a Wise foi integrada com o fornecimento da matéria-prima necessária e, sendo uma empresa certificada em resinas PCRs, sua participação foi fundamental em todas as etapas e nos diversos testes que foram feitos, contribuindo com o desenvolvimento da resina mais adequada à produção do filme.

CERTIFICAÇÕES:

Inclusive, durante as etapas do projeto foram exigidas condições de controle rigorosas no equipamento produtivo para evitar contaminação cruzada, um cuidado que está relacionado ao fato da Vitopel ser uma empresa certificada no sistema FSSC 22000 que visa o produto seguro e, também na ISCC Plus para venda de filmes de BOPP sustentáveis produzidos a partir de resinas de base circular e renovável.

A Vitopel desenvolve um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento na área de tratamento e utilização de PCR em seus filmes, e o V.Planet PCR é resultado deste investimento sendo um filme que utiliza resina de pós-consumo e faz parte da linha V.Planet, uma nova geração de tecnologias que interage dentro de ambientes sustentáveis através da redução de utilização de recursos não renováveis e da possibilidade de reutilização, apoiando na economia circular.

Voltado para etiquetas e rótulos autoadesivos, V.Planet PCR foi a solução para o Fasson® rPP Branco NTC 10% PCR

Utiliza 10% de polipropileno reciclado pós-consumo em sua composição, atributo que ajudou a Vitopel a diminuir a sua pegada de carbono na produção do filme. O produto garante excelente desempenho em rotulagem de itens como bebidas, alimentos, produtos de beleza e cuidados domésticos, com a mesma qualidade dos frontais de PP virgem. Diferencial sustentável de impulsionar a circularidade e de contribuir com o fechamento do ciclo de uso dos materiais, reduzindo os impactos ambientais.

“A Vitopel está muito orgulhosa com essa parceria e em fazer parte deste lançamento. Essa solução é fruto do trabalho de cooperação das três empresas em projetos sustentáveis voltados para integração da cadeia através da economia circular, que são os pilares que nos levam à linha de filmes de BOPP V.Planet e que, nesse momento, em sintonia ao mesmo propósito, atendeu a necessidade de uma empresa que buscava uma alternativa sustentável para a rotulagem autoadesiva. É a Vitopel sempre buscando soluções que agreguem valor aos clientes e ao nosso planeta”, declara Aldo Mortara, diretor comercial e de desenvolvimento da Vitopel ao mencionar que todos os elos da cadeia, como varejo, indústria de embalagens e brand owners, podem contar com a Vitopel para desenvolver novas ou similares parcerias com aplicação da linha V.Planet.

(Fonte: Central do Varejo, 29 de janeiro de 2024)