Brasil faz parte de parceria global entre Mars, Delterra, Amcor e P&G para combater o desperdício de plástico e desenvolver a economia circular
17/07/2023
![](https://www.abre.org.br/wp-content/uploads/2023/07/amcor.jpg)
Iniciativa prevê investimentos de US$ 6 milhões em programas de reciclagem e gerenciamento de resíduos também na Argentina e Indonésia.
A Mars, empresa global de produtos alimentícios, a ONG ambiental Delterra e as companhias Procter & Gamble (artigos de higiene pessoal) e Amcor (fornecedor de embalagens) anunciaram uma parceria global para conter a onda de poluição plástica em países estratégicos. A iniciativa prevê o investimento de US$ 6 milhões nos próximos cinco anos.
O projeto inicialmente atuará no Brasil, Argentina e Indonésia. Os investimentos serão voltados para o aumento da capacidade de reciclagem, tendo como objetivo ampliar e facilitar o acesso a sistemas de gerenciamento de resíduos para 10 milhões de pessoas.
“Estou animada para ver essa parceria de cinco anos com Delterra ganhar vida. A Delterra tem expertise em aprimorar infraestrutura de resíduos e trazer impacto positivo em comunidades. Agora com o suporte da Mars, a iniciativa vai crescer e transformar a infraestrutura do Brasil, trazendo impacto social positivo e maximizando a circularidade das embalagens”, declara Luciana de Abreu, presidente regional da Mars Pet Nutrition para a América Latina.
A parceria entre as empresas vai investir em soluções para as diferentes etapas da cadeia de consumo e geração de resíduos:
- Reduzir a poluição plástica na fonte, evitando o desperdício por meio de uma ferramenta digital desenvolvida pela Delterra que ajuda as empresas a monitorarem e reduzirem suas pegadas de plástico;
- Trabalhar ao lado da oferta e da demanda para capturar materiais recicláveis e compostáveis e devolvê-los ao uso produtivo;
- Investir em soluções de rastreabilidade de materiais para ter mais transparência em relação à origem e qualidade dos produtos na cadeia logística.
Os parceiros dessa iniciativa estão se unindo com um compromisso compartilhado de desenvolver ações ambientais urgentes e um entendimento de que o desafio global da poluição plástica não pode ser resolvido sem uma abordagem sistêmica e holística para implementar programas escaláveis e sustentáveis para impulsionar a transição para uma economia circular.
“Estamos entusiasmados por fazer essa parceria com Amcor, Mars e P&G em nossa missão conjunta de eliminar o desperdício no meio ambiente. Resolver o problema da poluição plástica e a crise mais ampla do descarte de produtos exige repensar a maneira como produzimos e gerenciamos resíduos. Isso inclui uma rápida expansão da coleta e da classificação de resíduos, e desenvolver mercados confiáveis de reciclagem, juntamente com um redesenho mais profundo de como consumimos. Estamos inspirados por essas organizações estarem enfrentando esse desafio ao lado da Delterra e convidamos mais empresas a se juntarem a essa parceria crescente”, ressalta Shannon Bouton, presidente e diretor executivo da Delterra.
A criação de programas inovadores para a gestão de resíduos ao longo de toda a cadeia de valor, principalmente em regiões onde os ecossistemas não contam com infraestrutura para lidar com o lixo, é fundamental para o desenvolvimento de sistemas cada vez mais eficazes em todo o mundo.
Sobre a Mars
A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️ e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.
(Fonte: Mars, 06 de junho de 2023)