Votorantim e Klabin lançam cimento em embalagem que se dissolve junto com o produto


A produtora de cimentos Votorantim Cimentos e a produtora e exportadora de papéis para embalagens Klabin lançam a embalagem hidrodispersível para o Cimento Votoran Obras Especiais, a primeira do mercado no país. A embalagem foi desenvolvida em conjunto pelas duas empresas nos últimos dois anos e o produto estará disponível em um projeto-piloto, inicialmente presente somente no Sul do país, na região atendida pela fábrica de cimento localizada em Rio Branco do Sul (PR).

A embalagem é feita com papel 100% dispersível. Isso significa que o cimento pode ser integrado ao processo junto com a sua embalagem no momento da preparação do concreto, agilizando a produção. Basta colocar o saco de cimento fechado na betoneira de eixo horizontal, acrescentar areia, brita, água e misturar até que a embalagem se disperse e se integre ao produto final, mantendo a qualidade do concreto.

Esta inovação traz mais produtividade para as fábricas de artefatos de concreto e está alinhada às diretrizes de sustentabilidade da Votorantim Cimentos e da Klabin. “Contribuir para um mundo mais produtivo e sustentável é parte do nosso DNA. Movidos pela inovação, um dos pilares dos nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030, buscamos incansavelmente soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes e que também tenham benefícios ambientais e sociais”, diz Hugo Armelin, Diretor de Vendas, Marketing e Operação de Concreto da Votorantim Cimentos.

A embalagem é resultado do trabalho das duas empresas voltado à inovação. Neste desafio, a Klabin oferece mais uma solução que vem atender às necessidades dos clientes, levar praticidade ao cotidiano da sociedade e, sobretudo, respeito ao meio ambiente. “Temos um time atento às demandas de mercado, que atua de forma proativa na busca por soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas ao modelo de gestão sustentável da companhia”, afirma Paulo Kulaif, Gerente Geral de Embalagens Sackraft da Klabin. Assim como os demais produtos desenvolvidos pela Klabin, a embalagem é produzida com matéria-prima renovável, proveniente de florestas plantadas e certificadas.

A nova embalagem tem garantia de alta performance e fácil manuseio, com facilidade para o uso em concretos plásticos (com slump maior ou igual a dez) e em betoneiras de eixo horizontal ou inclinado. A sacaria hidrodispersível não é indicada para uso em concreto seco ou em betoneiras de eixo vertical.

(Fonte: Site Embanews, 26 de janeiro de 2021)

Deixe seu comentário

  • Edenea Lopes

    11/02/2021

    Gostaria de maiores informações pois o eixo do meu TCC está sendo estruturas e sustentabilidade. Sou estudante de engenharia civil na UNIASSELVI pólo Camaquã/RS. Obrigada pela atenção.

  • Muito bom a iniciativa dessas empresas todos juntos Pará um planeta mais saudável.
    Parabéns

  • Deve ser grande inov

    15/02/2021

    Grande inovação

  • José Claudio Junquei

    15/02/2021

    Parabéns pela iniciativa, bem de acordo com os princípios da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 ao priorizar a Não Geração

  • Paulo Amorim

    16/02/2021

    A matéria, no 2° parágrafo, menciona o uso em betoneira de eixo vertical. Já, no último parágrafo, destaca que NÃO é indicada para betoneiras de eixo vertical. Qual é a informação a ser considerada?

    • Isabella Salibe

      17/02/2021

      Paulo, você tem razão, a informação está diferente no segundo parágrafo e no final da matéria. Vamos colocar você em contato com a Klabin, que é associada à ABRE, para que ela possa te ajudar com essa resposta.

      • Isabella Salibe

        18/02/2021

        Paulo, a informação foi corrigida na matéria. A betoneira que deve ser utilizada para a completa dispersão é a de eixo horizontal. Agradecemos a sua atenção!

  • Paulo Amorim

    16/02/2021

    Excelente notícia para a engenharia e o planeta. A matéria, no 2° parágrafo, menciona o uso em betoneira de eixo vertical. Já, no último parágrafo, destaca que NÃO é indicada para betoneiras de eixo vertical. Qual é a informação a ser considerada?

    • Isabella Salibe

      17/02/2021

      Paulo, você tem razão, a informação está diferente no segundo parágrafo e no final da matéria. Vamos colocar você em contato com a Klabin, que é associada à ABRE, para que ela possa te ajudar com essa resposta.