Venda de latas para bebidas comemora alta de 13,7%


O Presidente da ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, Cátilo Cândido, concedeu uma entrevista para o Valor Econômico, falando de como o setor de latas de alumínio vem crescendo no Brasil, mesmo sendo uma área muito consolidada no mercado. Seja pela praticidade, pelo custo benefício, ou pela sustentabilidade, a lata de alumínio cada vez mais parece ser a embalagem do futuro.

Períodos como o Carnaval são um bom exemplo disso: a estimativa é do consumo de 2 bi de latinhas em 2020. A cada duas cervejas consumidas no Brasil, uma é com lata de alumínio. 80% das nossas latas despachadas foram para as cervejarias do país.

Ball, Crown, CanPack e Ardagh venderam 29,62 bilhões de unidades no ano passado. As quatro empresas têm 22 fábricas de latas instaladas no país. O setor de embalagens de alumínio fechou 2019 com aumento de 13,7% na comparação com o ano anterior. “Nós esperávamos um crescimento bem positivo, mas, para nossa surpresa, ele aconteceu bem acima”, disse Cátilo Cândido

O grande crescimento veio da diversificação das bebidas que passaram a usar a lata como embalagem, como cervejas artesanais. Há outros mercados de latas a serem explorados, como os de água, sucos, chás, e até mesmo outras bebidas alcoólicas, como o vinho.

(Fonte: ABRALATAS, 27 de fevereiro de 2020)