Venda de latas cresce e setor investe em expansão


Num ano de pandemia, mercado instável e dificuldades, a latinha de alumínio para bebidas foi na contramão e registrou um crescimento de 7,3% em 2020 no Brasil segundo a ABRALATAS, entidade do setor. Um total de 32 bilhões de latas foram comercializadas, um recorde, com faturamento bruto de R$ 17,5 bilhões. A pandemia mudou o perfil de consumo das bebidas, fazendo com que as pessoas consumissem mais em casa, principalmente no mercado de cerveja, favorecendo o resultado positivo do setor das latas de alumínio.

Em virtude do crescimento sequencial ao longo dos últimos anos, o setor encontra-se em plena expansão. Em 2020, duas novas fábricas foram inauguradas e a ampliação de linhas de produção já existentes resultaram em investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor da lata de alumínio, atrás da China e dos Estados Unidos.

Entre as fábricas inauguradas estão a da Ambev em Sete Lagoas (MG), com capacidade para 1,5 bilhões de latas. O investimento foi de 700 milhões de reais. Entre os investimentos já anunciados estão o da Crown Embalagens que está destinando 300 milhões de reais em uma segunda linha de produção de latas de alumínio para bebidas em sua planta de Rio Verde (GO), passando para dois bilhões de unidades por ano. A Ball também está construindo uma nova fábrica de latas para bebidas na cidade de Frutal, em Minas Gerais, que contará com duas linhas de produção, programada para iniciar operações no segundo semestre deste ano. O investimento inicial é de US$ 90 milhões.

(Fonte: Embanews / Revista da Cerveja, 23 de março de 2021)