Vendas nas farmácias fecham 2023 com alta discreta


As vendas nas farmácias voltaram a crescer no último mês de dezembro, conforme aponta o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. Mas o avanço foi bem discreto. Em comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma alta de 0,7% no volume de vendas do setor.

O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, em parceria com o Instituto Propague. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.

Enquanto o varejo farmacêutico cresce, outros setores, como o de móveis e eletrodomésticos (2,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%); e materiais de construção (0,9%) retraíram nos últimos 30 dias de 2023.

Comparação mensal exibe leve quedas nas vendas nas farmácias

Na comparação mês a mês, o varejo farmacêutico vive um momento delicado. Isso porque as vendas nas farmácias vivem um viés de queda desde setembro. De novembro a dezembro, o recuo foi de 0,1%.

Apesar dos pesares…

Mesmo com os percalços, o varejo farmacêutico ainda se mostra como um dos braços mais confiáveis do setor. No mês de setembro, por exemplo, o canal foi um dos protagonistas para o avanço do varejo.

No período, as vendas do varejo subiram 1,6% em comparação com o mesmo mês de 2022, interrompendo um viés de baixa que já durava quase há um semestre.

Para o período, o varejo farmacêutico apresentou um avanço de 0,6% na comparação anual e, acompanhado pelo setor de móveis e eletrodomésticos, foram os únicos a fechar no azul.

(Fonte: Panorama Farmacêutico, 17 de janeiro de 2024)