A importância da vitrine para o varejo


Ao dar uma volta nas ruas ou em qualquer shopping da cidade, é fácil se deparar com uma incrível diversidade de lojas de varejo. E claro que, em meio a tantas ofertas de produtos, é praticamente impossível observar tudo com a mesma atenção. Você já pensou, então, no que faz as pessoas ficarem mais tempo olhando para uma loja do que outra e decidirem entrar para uma possível compra?

Isso ocorre quando o desejo do consumidor é despertado por meio de ideias e sensações agradáveis, como cheiros, sons e visuais. É na vitrine que esse primeiro contato acontece — assim como no caso das embalagens, que podem ou não passar uma boa primeira impressão nas prateleiras de um supermercado, por exemplo. 

Desse modo, as vitrines têm que receber uma atenção especial quando um negócio for traçar sua estratégia de relacionamento com os clientes. Elas devem ser exploradas para que se tornem ambientes atrativos, capazes de contar uma história que valorize os produtos, reforçe a imagem da marca e provoque encantamento. Esse espaço precisa ser pensado com planejamento e criatividade, transmitindo, de forma clara, a identidade da loja e os tipos de itens à venda.

Estratégia e criatividade são fundamentais para o varejo

Agora, você deve estar pensando: mas, afinal, como fazer uma exposição limpa, organizada e assertiva, para que a vitrine prenda a atenção dos consumidores? Para começar, você precisa conhecer o perfil das pessoas que se interessam pelo seu produto, como estilo de vida e preferências de consumo, a fim de criar uma cenografia que se conecte com elas.

Outra dica é ficar atento às tendências de mercado relacionadas ao seu segmento. Para isso, você pode buscar inspiração em filmes, internet e datas comemorativas. Além disso, você deve atualizar a vitrine com regularidade, toda semana ou a cada 15 dias, para estimular a curiosidade das pessoas que passam pela loja com frequência. 

É importante dizer também que a criatividade é a peça-chave de qualquer processo produtivo, então não existe uma receita pronta. Contudo, há cuidados que são indispensáveis na criação de uma vitrine que proporcione, para a maioria das pessoas, uma experiência inovadora e estimulante. Explicamos alguns deles a seguir. 

1. Adesivos

Eles são uma ótima opção para divulgar ações especiais, como promoções, sorteios e concursos. Em um shopping de Campinas (SP), por exemplo, algumas vitrines foram adesivadas para uma brincadeira de Halloween, em que as crianças precisavam encontrar as lojas que estavam distribuindo doces. Isso estimulou o envolvimento entre pais e lojistas em todo o estabelecimento.

2. Iluminação 

Talvez esse seja o elemento que mais valoriza os produtos na vitrine e que mais atrai a atenção das pessoas, até mesmo quando elas ainda estão um pouco distantes da loja. Assim, dá para explorar bem a criatividade para criar diferentes efeitos, com truques de luz em movimento, piscante ou giratória, entre outros. Meia-luz e refletores, por exemplo, são ótimos para transmitir um clima mais suave e romântico. Cores fortes também são um bom recurso, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar nos letreiros e papéis, porque eles tiram um pouco o foco e podem ser cansativos.

3. Texturas

Alguns exemplos de texturas que ajudam a compor um visual diferenciado para a vitrine são os tecidos, as bolas coloridas ou transparentes, os móveis de diferentes materiais, os elementos naturais (como troncos, pedras e folhas), a grama artificial e os papéis que, quando são amassados, imitam texturas, como papel de seda, celofane e papel-alumínio. É possível usar esses elementos para criar superfícies de vários aspectos (macias, lisas, rugosas ou brilhantes), o que também valoriza os produtos na vitrine.

4. Foco 

Aqui, simplicidade é tudo! O objetivo da vitrine é despertar olhares para os produtos que estão expostos e, se a decoração for exagerada, com excesso de informações, aromas fortes e música alta — o que é bastante cansativo para os sentidos —, o efeito contrário pode ser provocado. Outra dica é escolher embalagens que, por si só, despertam o desejo das pessoas, e tentar destacá-las por meio de uma adequada iluminação e textura. Dessa maneira é possível criar um contraste de cores (uma embalagem de cor escura contra um fundo branco, por exemplo) para ressaltar o produto no centro da vitrine. 

Agora você já entende como a vitrine é importante para divulgar os produtos e as ações realizadas pelo varejo. Portanto, busque referências, defina um estilo ou tema, escolha os materiais e faça a montagem de um belo cenário. E, para economizar, a dica é usar lâmpadas de LED, aproveitar objetos de vitrines anteriores e fazer parceria com lojas de outros segmentos para a troca de alguns itens.