The Metall Ink Project: perspectivas brilhantes para enfeites metálicos


O fabricante de papel Sappi, o produtor de pigmentos metálicos e perolados ECKART (parte do Grupo ALTANA) e o renomado especialista em acabamento GT/Trendhouse 42 uniram forças em um emocionante projeto de desenvolvimento conjunto. O objetivo era usar a impressão de efeito metálico para fornecer uma alternativa sustentável aos atuais processos de acabamento que exigem filme. Para o projeto Metall Ink, a Sappi trouxe seu cartão premium Algro Design Nature, juntamente com sua experiência em revestimento de substrato e profundo conhecimento de acabamentos e seus requisitos muito específicos para qualidade de superfície, capacidade de impressão, formabilidade e processabilidade.

Diante da crise climática, as demandas colocadas hoje em materiais para o mercado de embalagens em termos de sustentabilidade, ou seja, reciclabilidade, pegada de carbono e adaptação à economia circular, são cada vez maiores. Ao mesmo tempo, as embalagens precisam causar um impacto cada vez maior no ponto de venda com acabamentos que chamam a atenção, como efeitos metálicos. Este foi o desafio que reuniu os ex-parceiros Sappi, ECKART e GT/Trendhouse 42 para um projeto de desenvolvimento conjunto denominado Metall Ink. A partir de setembro de 2021, os três parceiros – especialistas comprovados em seus campos – começaram a analisar processos de acabamento baseados em folha, como estampagem a quente e transferência a frio.

“Este projeto vai muito além de exibir os produtos dos parceiros, seja papel, pigmentos ou as mais recentes tecnologias de impressão e acabamento “, explica Lars Scheidweiler, chefe de soluções de embalagem da Sappi Europe. ” Todos nós tínhamos claro que a melhor forma de enfrentar os desafios do mercado era fazê-lo juntos. Por isso, decidimos abordar este projeto com uma perspectiva completamente nova para criar uma solução melhor e mais completa aproveitando nossas sinergias em diferentes áreas.”

Uma terceira abordagem para facilitar a reciclagem e conservação de materiais recicláveis

Graças a um avanço revolucionário na tecnologia de impressão, uma terceira abordagem – além de hot foil e cold transfer – está sendo criada para efeitos de acabamento metálico de alto impacto. O objetivo dos três parceiros era garantir que esses efeitos metálicos baseados em impressão fossem igualmente atraentes para outros processos, não apenas em termos de impacto visual e tátil, mas também para processabilidade a jusante, por exemplo, em termos de relevo ou propriedades de resistência arranhado.

Outro objetivo fundamental é que o material de embalagem refinado mantenha seu caráter monomaterial para facilitar a reciclagem e, portanto, a conservação de um recurso valioso para a economia circular, minimizando os resíduos do processo. No caso da estampagem a quente convencional, por exemplo, não só a folha metálica produz resíduos. O cartão de embalagem refinado no processo, que até agora era um monomaterial à base de fibra, também se torna um material compósito de difícil reciclagem. Como a alternativa de acabamento Metall Ink não requer o uso de nenhuma folha como suporte ou como recurso de efeito em si, o material de produção à base de fósseis e os custos relacionados podem ser economizados.

Esse processo pioneiro está abrindo oportunidades totalmente novas para a indústria: ” Com os processos tradicionais de acabamento, é preciso recorrer a fornecedores que tenham a tecnologia de estampagem a quente ou transferência a frio, além do processo de impressão necessário. Com a abordagem da With Metall Ink, o acabamento pode ser de alta qualidade, mas é feito por meio de impressão, possibilitando trabalhar com muito mais fornecedores para decoração de metal de alta qualidade, e isso garante ampla disponibilidade.”, diz Christoph Sontheimer, Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios da ECKART, explicando a diversificação de negócios.

(Fonte: Infopack, 9 de setembro de 2022)