Termoformagem de fibra Kiefel: parece plástico – feito de papel!


Parecem feitos de plástico: recipientes e embalagens de alimentos, artigos médicos, inlays para telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos de alta qualidade, vasos de plantas, até mesmo copos e suas tampas. Mas as aparências podem enganar.

A termoformagem de fibra permite que esses produtos sejam fabricados a partir de celulose e plástico. Ao desenvolver a nova máquina de termoformagem de fibra Kiefel NATUREFORMER KFT 90, a KIEFEL GmbH (Freilassing, Alemanha) fez pleno uso de seu know-how de processamento de plásticos. O resultado é uma máquina com alto grau de automação que forma produtos de alta qualidade a partir da celulose.

Processamento suave

Erwin Wabnig, head of Fiber na Kiefel descreve as capacidades do processo: “As superfícies de produto dos componentes feitos de celulose fresca em nossas máquinas são tão brilhantes e suaves que apenas um profissional treinado pode ver alguma diferença em relação aos produtos de plástico. Os aditivos, os produtos podem lidar com bebidas quentes, alimentos quentes e umidade constante.” O desempenho dos produtos depende dos aditivos, do comprimento da fibra da polpa e do controle do processo. O NATUREFORMER KFT 90 forma sem danificar as fibras. Uma ferramenta de sucção mergulha na polpa bruta, que é processada em lotes. O vácuo aplicado suga o líquido e deixa as fibras na ferramenta, semelhante a uma torta de filtro. A ferramenta de sucção, que é montada em um sistema de manuseio de robô, então se move para a ferramenta flexível de contador da estação de pré-prensagem. Isso garante uma distribuição uniforme das fibras na geometria da ferramenta combinada com uma excelente precisão dimensional. A ferramenta de sucção então transfere o componente para a prensa a quente, onde qualquer umidade remanescente é eliminada por temperaturas de até 200°C na ferramenta superior e inferior e uma força de fixação de até 600 kN.

A automação até a caixa tem origem nas termoformadoras de plásticos. A empresa de construção de máquinas adapta seus módulos para atender aos requisitos do cliente. Os sistemas de teste e inspeção para monitoramento de qualidade também podem ser integrados, se solicitado pelo cliente. O NATUREFORMER KFT 90 possui um sistema automático de troca rápida de ferramentas. O sistema do robô também troca a ferramenta quente em 15 minutos.

Procedimento complementar

Uma ampla gama de aditivos significa que muito pode ser feito com celulose. O atrativo do material é sua reciclabilidade. Wabnig descreve o debate atual: “sempre há a questão de quanto e com quais aditivos eu tenho que modificar a polpa para que ela cumpra sua finalidade para a aplicação desejada. “Cera, abrilhantadores, pigmentos, ligantes – todos eles afetam a reciclabilidade dos produtos. Por isso, Wabnig está certo: “A celulose não substituirá o plástico, mas o complementará. Com a Termoformagem de Fibras, oferecemos aos nossos clientes um processo complementar ao processamento de plásticos, que se baseia em muita experiência e conhecimento de processo do nosso core business”. desde o início da comercialização da máquina NATUREFORMER KFT 90, já foram vendidas mais de 100.

(Fonte: Press Information, março de 2022)