Suzano compra ativos da Kimberly-Clark por US$ 200 milhões, segundo fontes


A Suzano anunciou a compra da operação de papéis de higiene da Kimberly-Clark no Brasil. Segundo fontes, a transação somou US$ 200 milhões, sem dívida e, com dívidas, o negócio sobe para US$ 300 milhões. Com essa aquisição, a produtora de celulose e papel eleva para 22% a sua participação no mercado nacional e ganha musculatura na região Sudeste, maior consumidor de papel higiênico.

Com a aquisição, a empresa brasileira se torna dona de marcas tradicionais no varejo, como Neve, e de mais uma fábrica de tissue, com capacidade de 130 mil toneladas anuais em Mogi das Cruzes (SP). A companhia já tinha fábricas em Mucuri (BA), em Imperatriz (MA) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), além de unidades em Belém (PA) e Maracanaú (CE).

Inicialmente, a Kimberly-Clark colocou à venda suas operações na América Latina e pretendia negociar todo pacote para um único vendedor. Fontes afirmaram que a operação latino-americana era avaliada entre US$ 750 milhões e US$ 1 bilhão. O J.P. Morgan, que assessorou a americana, continua com o mandato regional.

Segundo uma fonte, a companhia brasileira chegou a apresentar duas propostas, uma pela operação na América Latina e outra somente pelos ativos no Brasil, que se confirmou mais atraente.

De acordo com Luís Bueno, diretor executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano, a complementariedade de categorias de produtos e de geografia permitirá melhorar ainda mais o serviço prestado para diferentes clientes e oferecer um portfólio mais completo aos consumidores de todo o Brasil.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as demais marcas usadas pela Kimberly-Clark no país, como Kleenex e Scott, serão licenciadas para a Suzano por “prazo determinado”. O fechamento da operação está sujeito a determinadas condições precedentes, incluindo aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As operações de fraldas e absorventes não foram incluídas na venda e o valor do negócio será revelado após o aval do órgão antitruste, indicou uma fonte.

A Kimberly-Clark informou, por meio de comunicado ao mercado, que seus esforços no Brasil “se concentrarão em acelerar o ritmo de crescimento de suas marcas de cuidados pessoais Huggies, Intimus e Plenitud”. “Em escala global e na América Latina, as categorias tissue e professional da Kimberly-Clark continuam desempenhando um papel fundamental no portfólio da empresa, com marcas líderes em muitos dos mercados onde opera.”

A Suzano, dona das marcas Mimmo e Max Pure, já é lider em tissue nas regiões Norte e Nordeste, enquanto a Kimberly-Clark opera principalmente na região Sudeste. Somente a marca Neve tem fatia nacional de 8,3%, segundo dados da Euromonitor. De acordo com a consultoria, o faturamento do segmento de papel higiênico atingiu R$ 9,08 bilhões no ano passado.

(Fonte: AS Varejo, 25 de outubro de 2022)