Startup revoluciona mercado de embalagens


A startup que busca revolucionar a forma de produzir embalagens sustentáveis usando algas como matéria-prima, a Notpla, anunciou que fechou uma rodada de financiamento da Série A de 10 milhões de libras esterlinas (US$ 13,5 milhões), o que permitirá aumentar sua capacidade de fabricação enquanto desenvolve novas soluções inovadoras, incluindo papel e filme plástico. 

Fundada em 2014 por dois ex-alunos do Imperial College London e do Royal College of Art, Rodrigo García González e Pierre-Yves Paslier, a missão da Notpla é fazer com que as embalagens desapareçam fornecendo uma alternativa sustentável usando uma fonte renovável e abundante como as algas marinhas.

As algas marinhas são uma das fontes de biomassa mais abundantes do planeta (crescendo a uma taxa de até 1 metro por dia) e sua produção não compete com culturas alimentares, não requer fertilizantes ou água doce para sua produção e sequestra ativamente carbono dióxido de carbono.

De acordo com a nova Diretiva de Plásticos de Uso Único da UE, que visa banir materiais sintéticos como PLA, PHA e outros bioplásticos, os produtos Notpla biodegradam prontamente na natureza em apenas 4-6 semanas sem a necessidade de compostagem industrial ou condições especiais. “As metas ambiciosas da UE não podem ser alcançadas sem soluções inovadoras como as trazidas pela Notpla”, disse a empresa.

(Fonte: Agrolink, 01 de fevereiro de 2021)