Smurfit Kappa desenvolve embalagem que vai direto ao ponto de venda para indústria de panificação


Smurfit Kappa Brasil, fornecedora de embalagens de papelão ondulado, anunciou a parceria com a Milani) marca brasileira de pães do Grupo Líder Minas. A companhia combinou tecnologia, inovação, sustentabilidade e big data para desenvolver uma solução Shelf Ready Packaging (SRP) neste case de sucesso, capaz de otimizar o processo logístico da linha de pães de forma da Milani e reduzir o uso de materiais com menor reciclabilidade.

O projeto, desenvolvido pela equipe de Pirapetinga (MG), contou com toda a expertise da companhia no processo de cocriação da embalagem para atender os objetivos da Milani de reduzir custos com o extravio pós-abastecimento, danos e quebras dos cestos, diminuir o tempo de reposição no PDV, aumentar a visibilidade dos produtos no varejo e, ao mesmo tempo, economizar na cadeia de suprimentos de materiais de comunicação visual, uma vez que as bandejas plásticas não ajudavam no posicionamento da marca na prateleira.

Como resultado, a empresa irlandesa criou uma embalagem pronta para a prateleira (SRP) com atributos que vão além da linha de produção e contribuem para o aumento do reconhecimento da marca e com a sustentabilidade.

Para isso, as áreas de desenvolvimento e trade marketing da Smurfit Kappa apoiaram-se na metodologia ShelfSmart que, por meio da combinação da expertise das equipes de desenvolvimento da companhia, ferramentas de inovação e big data, demonstra como a embalagem pronta para a prateleira projetada corretamente pode impulsionar as vendas com rapidez e economia, ao mesmo tempo em que destaca a marca no PDV.

Para medir o aumento de visibilidade no PDV, a empresa utilizou o EyeScan – ferramenta proprietária de mapeamento da visão do consumidor – e pôde observar que a nova embalagem aumentou a visibilidade dos pães de forma da Milani em 72%.

Para o Gestor de Projetos e Marketing da Milani, Carlos Teixeira, as embalagens de papelão se tornaram uma excelente alternativa para a linha de pães de forma. “Além de ajudar a marca a se destacar e ser mais reconhecida no ponto de venda, a Smurfit Kappa contribuiu para a redução de custos operacionais na linha de produção”, afirma Carlos Teixeira, Gestor de Projetos e Marketing da Milani.

Com a substituição dos cestos pelas embalagens de papelão, a Milani também conseguiu reduzir em 25 toneladas a quantidade de plástico utilizada nessa linha de produtos, dimensionada por meio do Impackt.

Para o CEO da Smurfit Kappa Brasil, Manuel Alcalá, é extremamente gratificante ver o sucesso de projetos tão importantes como o da Milani, no qual a sustentabilidade e a inovação foram a base de todo o desenvolvimento. “O transporte e a segurança alimentar são pontos muito sérios para a Smurfit Kappa e para a Milani, por isso, o desenvolvimento e a implementação bem-sucedidos desse projeto chancelam a responsabilidade das duas empresas com esses processos. Como resultado, foi possível agregar valor ao negócio do cliente, às pessoas e ao meio ambiente”, complementa.

(Fonte: Portal Embanews, 01/02/23)