Secretaria de Agricultura de SP desenvolve embalagem flexível para comercializar palmito em conserva


Por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolveu embalagens flexíveis para o acondicionamento do palmito em conserva com mesma capacidade de frascos tradicionais.

A nova tecnologia apresenta vantagens aos produtores, como redução no tempo de processamento térmico com consequente redução do consumo de energia e menor peso e volume da embalagem. Tudo isso favorece a tomada de decisões no campo logístico por propiciar alternativas de acondicionamento e transporte do produto final.

A pesquisa envolvendo utilização de embalagens flexíveis para o acondicionamento do palmito em conserva surgiu em 2013, a partir da necessidade de adequação das condições de industrialização do produto. O projeto intitulado “Desenvolvimento de tecnologia para processamento de palmito em conserva acidificada, acondicionada em embalagens flexíveis compostas por diferentes polímeros” foi desenvolvido pelo ITAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Alternativa

A tecnologia desenvolvida pelo instituto propicia à indústria processadora de palmito em conserva uma alternativa segura e com custo viável para a industrialização de palmito em conserva. Trata-se de um excelente exemplo para elucidar a importância da utilização de recursos públicos em pesquisa tecnológica, cuja aplicação favoreceu o setor agroindustrial, um dos setores que mais necessitam de apoio para se desenvolver.

A pesquisa durou em média dois anos e contou com uma equipe de 20 provadores treinados, que avaliaram as amostras de palmito acondicionado em embalagens flexíveis comparando-as com o palmito acondicionado em potes de vidro. Foram avaliados a aparência, cor e odor característico do palmito.

Atualmente, a secretaria trabalha na transferência dessa tecnologia às indústrias, facilitando a produção e gerando oportunidades de lucro.

(Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo, 02 de março de 2020)

Deixe seu comentário

  • Monica Telfser

    16/03/2020

    Foi um movimento muito importante este de vidro para embalagem flexível, porém já está sendo pensado como tornar esta embalagem flexível mais sustentável? Monomaterial ou pelo menos 100% poliolefinas?

    • Isabella Salibe

      20/03/2020

      Olá Monica, não temos essa resposta. O melhor é você entrar em contato direto com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), responsável, juntamente com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, pelo desenvolvimento.

  • Marcos Martinez

    18/03/2020

    Quem sabe seja a saída para redução de custo,assim não ficamos
    a merce das embalagens de vidro que cada dia mais caro.

    Implantaremos em 2020 a nova embalagem flexicivel para palmitos.

    • Isabella Salibe

      20/03/2020

      Olá Marcos, com certeza quanto mais opções de embalagem o consumidor tiver melhor, assim, ele é quem decide o que é mais indicado para ele no momento da compra.