Renovação de portfólio puxa crescimento da Hypera Pharma


Segundo o balanço financeiro da Hypera Pharma, a performance do trimestre teve como um dos fatores determinantes a carteira de 18 medicamentos Rx e isentos de prescrição (MIPs) da japonesa Takeda.

A aquisição desses remédios, firmada em março de 2020, custou R$ 825 milhões e envolveu marcas blockbuster como Dramin e Neosaldina. A compra, que também incluiu produtos nas áreas de diabetes, endocrinologia e sistema respiratório, colocou a farmacêutica na liderança do mercado de OTC.

O sell-out, que corresponde ao valor obtido com as transações no ponto de venda, aumentou 21,5% no primeiro trimestre – 6,3 pontos percentuais acima do crescimento do mercado.

Sanofi também impulsiona crescimento da Hypera Pharma

A Hypera Pharma também concluiu a incorporação do portfólio de 12 medicamentos de prescrição e MIPs da Sanofi. Avaliado em US$ 190 milhões, o negócio abrangeu produtos como o analgésico AAS, o antisséptico Cepacol e o fitoterápico Naturetti. A categoria OTC contempla ainda as marcas Calcigenol, Hexomedine, Melox, Pax e Pepsamar.

Medicamentos crônicos, genéricos e skincare em alta

Os medicamentos crônicos foram outros estímulos para o crescimento da Hypera Pharma, por meio da consolidação de remédios agudos como Rinosoro, Predsim e Alivium. Além disso, a farmacêutica destacou-se no segmento de skincare, principalmente por conta das extensões de linha nas categorias de proteção solar e anti-idade, além dos medicamentos adquiridos da Glenmark em 2020.

A venda de similares e genéricos teve o impulso da ampliação da capacidade produtiva no complexo fabril de Anápolis (GO). A Hypera Pharma ainda avançou em sua estratégia para o mercado institucional, área em que cresceu 170%, e comercializou os primeiros lotes de imunoglobulina no trimestre.

(Fonte: Redação Panorama Farmacêutico, 29 de abril de 2022)