Reino Unido testa NFC para rastrear embalagens reutilizáveis


Um projeto para Economia Circular de larga escala destinado a permitir o aproveitamento de ativos reutilizáveis começou a testar a tecnologia Near Field Communication (NFC) para identificar e rastrear o movimento de embalagens plásticas por meio de múltiplos usos. O projeto, conhecido como TRACE (Technology-enabled Reusable Assets for a Circular Economy), está sendo conduzido por um consórcio de participantes, acadêmicos e parceiros do setor, liderado pela empresa de tecnologia PragmatIC Semiconductor.

O projeto, lançado em fevereiro de 2022, terá duração de dois anos e contará com o apoio de fornecedores de tecnologia, organizações acadêmicas, engenheiros, varejistas e empresas de embalagens de alimentos. Parte do programa incluirá o teste do uso de etiquetas NFC em recipientes reutilizáveis de bebidas e embalagens de alimentos nas lojas e em uma cadeia de suprimentos de ponta a ponta. O piloto pode envolver o rastreamento de um contêiner através do uso, limpeza e reutilização. O objetivo é determinar se a tecnologia pode permitir o maior uso de embalagens plásticas para aumentar a sustentabilidade e reduzir o impacto do carbono. O financiamento vem de uma subvenção do governo do Reino Unido, bem como de empresas participantes.

De acordo com a PragmatIC, as embalagens reutilizáveis podem ter um impacto significativo no meio ambiente. A empresa diz que organização de defesa da Economia Circular Ellen MacArthur Foundation informou que aproximadamente 97% das embalagens são usadas atualmente apenas uma vez, enquanto grande parte das embalagens plásticas de uso único poderia ser substituída por uma versão reutilizável, o que reduziria significativamente o volume de plástico que acaba no fluxo de resíduos.

De acordo com Young, o foco da tecnologia está em NFC em vez de, por exemplo, RFID UHF, por causa da onipresença dos leitores NFC na forma de smartphones. Ele diz que a equipe acredita que o NFC pode preencher a lacuna do envolvimento do consumidor, bem como ser usado em ambientes industriais, como para identificar um pacote na cadeia de suprimentos. Se o mercado de bens de consumo pudesse passar para 20% de suas embalagens sendo reutilizadas, observa ele, isso equivaleria a uma redução de custos de US$ 10 bilhões para marcas e varejistas.

O foco do projeto TRACE é especificamente em embalagens plásticas, e não no uso de outros materiais. Isso, explica Young, se deve ao grande número de produtos plásticos já em uso, bem como sua durabilidade para potencial reutilização. Em um nível de sustentabilidade, ele diz: “O plástico não é uma coisa ruim. É apenas como o tratamos e lidamos com ele” que tem sido insustentável.

Em março, a empresa inaugurou sua segunda linha de fabricação para a produção de seus circuitos integrados FlexIC no PragmatIC Park, localizado em Durham, Inglaterra. Com esta adição, informa a empresa, essa instalação se tornará o centro de uma rede global de fábricas, com espaço para pelo menos quatro linhas FlexLogIC adicionais. A PragmatIC diz que tem a visão de trabalhar com seus principais parceiros do ecossistema para criar um centro de excelência para projeto e integração de semicondutores flexíveis.

(Fonte: IoP Journal, 17 de julho de 2022)