Produção industrial cresce 0,3% em outubro


A Pesquisa Industrial Mensal de Produtos Físicos (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acompanha a evolução da produção industrial no Brasil. Por ela é evidenciado os resultados de crescimento das Indústrias de Transformação e das Extrativas. A PIM-PF é liberada mensalmente, sempre divulgando números de um mês anterior.

O diferencial da PIM-PF é sua divisão dos macros setores. Por ela, conseguimos avaliar como um subsetor da Indústria de Transformação atuou em determinado mês, por exemplo.

Dessa forma, por meio dessa pesquisa, conseguimos medir individualmente a evolução da produção industrial do setor de bebidas. Nesse sentido, temos os dados do setor de bebidas relativos ao mês de outubro de 2022, que foram divulgados pela PIM-PF nesta última sexta-feira (02/11).

De acordo com a pesquisa, em outubro, a produção industrial desse setor caiu, aproximadamente, 2 pontos no índice utilizado (média dos resultados de 2012 que é igualada a 100). Assim, a produção do setor saiu de 103,60, em setembro, para 101,25, em outubro, pouco acima da média de 2012.

Aliado a isso, a variação percentual desse resultado para com o mesmo mês de 2021 foi de -5,9%. Esse número quebra o crescimento que o ano de 2022 possui em comparação com o crescimento de 2021, algo que vinha ocorrendo desde março deste ano.

Ademais, a variação acumulada do ano em relação ao mesmo período em 2021 chega em 3,2% no décimo mês de 2022.

(Fonte: AFEBRAS, 06 de dezembro de 2022)