Primeira colher feita de papel cartão biodegradável chega ao Brasil e promete mudar o modo como as pessoas se alimentam


A Innovapack, uma das principais fornecedoras de embalagens do Brasil, traz inovação ao mercado de food services do país com a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável. O utensílio é indicado para contato direto com todos os tipos de alimentos e temperaturas, tendo estrutura resistente, aliada a tratamento anti-umidade e anti-gordura. A Colher Biohz® é o primeiro lançamento de uma linha de produtos inovadores e sustentáveis.

O desenvolvimento desta linha, como conta Cláudio Gonçalves, Diretor Comercial da Innovapack, começou com a colher porque, entre talheres, é o que mais tem uso e consumo na via pública. “Queríamos começar com um produto massivo e reinventá-lo de uma forma mais sustentável. Foram vários os designs que foram testados até chegar ao ideal. A Colher Biohz possui um design inovador, diferente de qualquer colher de papel cartão do mundo, pois possui um cabo ergonômico e resistente, macio e duradouro”, diz Gonçalves.

A Innovapack espera escalar o produto para 35 milhões no estado de São Paulo durante o primeiro ano, com preço de varejo sugerido competitivo com as opções disponíveis no mercado, sejam colheres de plástico convencionais ou outras alternativas, como colheres de bambu. A Colher Biohz foi lançada na Argentina no ano passado com alto nível de aceitação dos consumidores e recebeu o “Red Dot Award” na Alemanha, um dos maiores concursos de design no mundo que premia os melhores produtos a cada ano.

Para o desenvolvimento deste produto, foram utilizados recursos e tecnologia disponíveis internamente. A equipe de P&D, que possui amplo know-how e experiência na concepção de novos produtos, aplicou o conhecimento necessário para chegar ao desenvolvimento final. Como tecnologia exclusiva incorporada, o departamento de desenvolvimento de máquinas criou uma máquina automática especial para formar e colar a colher. Foi um trabalho de quase 1 ano para chegar ao projeto ideal da caçamba e ao desenvolvimento do maquinário, ambos pendentes de patentes nacionais e internacionais.

Sobre a Innovapack

Em 2001, o Grupo HZ, um dos principais grupos de embalagens da América Latina, desembarcou no Brasil para estar mais próximo de seus clientes multinacionais. Por meio de uma aposta regional, o Grupo adquiriu a Gráfica Rodar, dando início à Innovapack, fabricante de embalagens de papel cartão em Itaquaquecetuba, São Paulo.

Com uma história de mais de 65 anos, a Unidade de Embalagem oferece soluções integradas que incluem embalagens de papel cartão, micro ondulado, embalagens flexíveis e joint ventures com empresas líderes na fabricação de embalagens para líquidos e multi embalagem.

A sustentabilidade e a inovação são os pilares principais, que incentivam o desenvolvimento de novos produtos, funcionais, inovadores e amigáveis com o meio ambiente. Em 2021, foram realizados investimentos exponenciais, o que permitiu um crescimento da produção de mais de 90% em relação aos anos anteriores. Com um grupo de profissionais altamente qualificados compartilhando inovação e desenvolvimento, a Innovapack se posiciona entre os principais fornecedores de embalagens do Brasil.

(Fonte: Grupo hz, 29 de agosto de 2022)