Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira


O tradicional Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira chega em sua 21ª edição neste ano de 2021, com 362 embalagens inscritas em diversas categorias.

Desde 2001 o Prêmio consagra e reconhece as inovações das embalagens brasileiras em uma indústria dinâmica e que incansavelmente trabalha e tem como estratégia o aperfeiçoamento de suas embalagens seja por meio da ciência de materiais, da tecnologia de fabricação e impressão, do design para melhor experiência e funcionalidade e da busca por eficiência e sustentabilidade.

Durante esses 20 anos do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o concurso consagrou empresas, profissionais do setor, produtos e marcas, sempre levando em consideração o desenvolvimento da indústria com seus investimentos em tecnologia e inovação para um mercado em constante evolução.

Neste ano foram 70 embalagens vencedoras Ouro, Prata e Bronze. O julgamento técnico contou com 26 profissionais experts em embalagem e de setores correlatos e que avaliam diversos critérios como inovação, funcionalidade, tecnologia, qualidade, design, apelo de venda, atratividade, sustentabilidade, competitividade, entre outros.

Além das empresas e profissionais do setor, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira também reconhece os novos profissionais do futuro com a categoria Estudante no Módulo Especial, valorizando projetos desenvolvidos por estudantes de diversas instituições.

O Prêmio ABRE, conta dois módulos, o Módulo Estratégico com as categorias Exportação, Soluções para Varejo e E-Commerce, Marketing & Branding e Sustentabilidade. Já o Módulo Mercado teve as categorias Embalagem para MPEs, Saúde e Farmacêuticos, Higiene e Limpeza Doméstica, Food Service, Delivery & Take Away, Produtos em Geral, Alimentos Doces, Alimentos Salgados, Bebidas Alcóolicas, Cosméticos e Cuidados Pessoais, Bebidas Não Alcóolicas, Família de Produtos, Perfumes, Promocional, Redesign de Embalagens, Tecnologia, Forma e Funcionalidade.

São vários os critérios que cada embalagem apresenta para ser vencedora, sempre objetivando como ela impacta a inovação e o desenvolvimento do setor. A embalagem constrói pontes, acessos, mensagens, valor e impacto. Inovação para a indústria de embalagem é sua forma de colocar e se transformar com a sociedade em consonância com seu desenvolvimento e evolução do seu propósito.

 A sustentabilidade já é um tema transversal do setor, já não sendo mais um termo técnico, uma área dentro da empresa, e sim um pilar do desenvolvimento do negócio. Também não é mais sobre qual é o melhor material, mas qual a melhor solução para as pessoas, para as empresas e para a sociedade, cumprindo as funções que vão desde a proteção, segurança até ao aumento do prazo de validade que cumpre um papel importante no quesito sustentável.

A cada ano, cumprindo um papel importante para a valorização do setor, o Prêmio ABRE marca as tendências que se despontam em nossa indústria.

As embalagens vencedoras da 21ª edição do Prêmio ABRE podem ser conferidas em www.premioabre.org.br.

As fotos da Cerimônia de Premiação estão em: https://www.flickr.com/photos/embalagembrasil/albums/72157719778523027

Confira a Cerimônia de Premiação no canal da ABRE no YouTube:

(Fonte: Centro de Informações ABRE, 02 de setembro de 2021)