Pratos Prontos em Alta


Os novos comportamentos de consumo geraram oportunidades de crescimento para diferentes categorias. É o caso dos produtos refrigerados, que é visto com potencial expressivo de desenvolvimento no Brasil. “O consumo dentro de casa aumentou. Então, a gente tem uma oportunidade de criar produtos práticos, que ajudem no dia a dia das pessoas”, destaca Anne-Charlotte Gouraud, Diretora de Marketing & Inovação da Sodebo, marca francesa de refeições prontas refrigeradas, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Para 2022, a expectativa é que a categoria tenha um crescimento acima de dois dígitos, dando sequência à onda de expansão registrada nos últimos anos.

Desafios da Categoria

De acordo com a executiva, o objetivo da Sodebo é ampliar sua distribuição, mas os desafios logísticos ainda representam uma barreira. “A gente gostaria de ser uma marca nacional e poder distribuir o nosso produto no Brasil inteiro, mas existe esse desafio logístico”, afirma Anne. Outro desafio, que também é visto pela empresa como uma oportunidade, é o desenvolvimento da categoria de pratos prontos refrigerados no mercado brasileiro, onde o segmento de produtos congelados já é mais maduro. Para a Sodebo, a cadeia ainda não está acostumada com os refrigerados, devido à necessidade de velocidade na compra e distribuição que os produtos demandam.

Novidades em 2022

Atualmente, a Sodebo tem 11 SKUs, em duas linhas: Pasta Box, de massas, e Pizzas. As massas são o carro-chefe, representando 60% no volume de vendas. Em breve, o portfólio de Pasta Box ganhará o sabor cheddar com bacon. Neste mês, relança sua pizza, a nova Pizza do Chef, melhorando a qualidade da massa e do molho. A mudança faz parte de um processo de análise de marca feito em 2021, que incluiu o encerramento das atividades na categoria de sanduíches refrigerados. “A gente quer focar nas categorias de massas e pizzas e em produtos que tenha um consumo dentro de casa.” Para este ano, a meta é triplicar a distribuição, incluindo o início do atendimento ao estado de Minas Gerais. Atualmente, a marca está presente em aproximadamente mil pontos de venda, sendo que a maioria está concentrada no Sul e Sudeste. “O nosso grande desafio, esse ano, é a entrada em um novo segmento, no segundo semestre, que vai reforçar a nossa posição na categoria de refeições prontas refrigeradas”, finaliza Anne.

(Fonte: GiroNews, 19 de abril de 2022)