Por que apostar nos vídeos para atrair os consumidores?


A resposta para o título acima não é difícil de ser encontrada. Os vídeos já são uma das principais fontes de informação para os consumidores e vêm sendo cada vez mais usados como parte integral da jornada de compra.

Estatísticas mostram que as pessoas usam um terço de seu tempo online assistindo a conteúdos em vídeo. O YouTube já contabiliza mais de um bilhão de horas de vídeos assistidos todos os dias. Esses números por si só são bons argumentos para as empresas ficarem atentas a esse recurso e conquistar clientes. No artigo de hoje vamos explicar algumas vantagens dessa mídia e dar dicas para você adotar as melhores estratégias de vídeo marketing no seu negócio.

O que há de tão especial nos vídeos?

Segundo um relatório da companhia Cisco, em 2019 os vídeos representarão 80% do tráfego em toda a internet. Essa popularidade pode ser explicada por alguns motivos simples.

Em primeiro lugar, vídeos curtos (geralmente com menos de 5 minutos) são objetivos e permitem maior engajamento. Isso acontece porque mensagens nesse formato são mais facilmente absorvidas em comparação com textos escritos. Além disso, as pessoas estão estatisticamente mais propensas a comentar e compartilhar conteúdos em vídeo. Se eles se tornam virais, algo que não é tão difícil de acontecer, a marca consegue resultados ainda melhores. Foi o caso da campanha de Halloween do Burger King que deu um sanduíche de graça para quem fazia o pedido vestido de palhaço.

https://www.youtube.com/watch?v=2ni3jN_DH20&feature=youtu.be

Do ponto de vista dos negócios, os vídeos representam uma ótima oportunidade de mostrar um produto em ação ou explicar com mais detalhes o uso de um serviço. Textos e imagens também podem ter um caráter educativo, mas vídeos são mais eficientes para detalhar aspectos muitas vezes complexos. A Apple, por exemplo, oferece em seu canal no YouTube tutoriais simples sobre algumas funcionalidades de seus celulares.

Utilizando os vídeos em sua estratégia de marketing uma empresa também tem a chance de ganhar uma “cara”. Isso porque os vídeos conseguem humanizar a marca e criar uma sensação de proximidade e familiaridade com o público. O Magazine Luiza, por exemplo, mobiliza seus funcionários em divertidas campanhas que dialogam com o público jovem.

Por fim, mas não menos importante, o vídeo é um ótimo formato para divulgar desde opiniões curtas a análises mais aprofundadas sobre itens e serviços. As marcas podem contar com os influenciadores digitais para criarem vídeos explicando as vantagens de seus produtos, uma estratégia que pode auxiliar e influenciar os consumidores no momento da decisão de compra. Um exemplo é esse vídeo feito por um canal parceiro da Amazon para testar um novo aparelho da varejista.

Melhores práticas

Para garantir que seus vídeos sejam realmente relevantes para o consumidor, listamos abaixo algumas dicas:

1. Encante seu público nos primeiros segundos: a internet é um lugar cheio de distrações, então o ideal é atrair a atenção da pessoa logo nos primeiros 10 segundos do vídeo. Introduções longas demais e vinhetas demoradas podem afastar um potencial cliente interessado em saber mais sobre seu produto. Vá direto ao ponto fazendo perguntas instigantes no início ou apresentando um trecho de destaque do vídeo.

2. Seja divertido: um dos grandes pecados cometidos por algumas empresas é fazer vídeos entediantes. Uma boa dica é não se levar a sério demais, utilizando o humor para dar mais leveza ao assunto. Vídeos que são peças bastante conservadoras de marketing dificilmente serão vistos até o final e simplesmente não viralizam.

3. Lembre-se sempre da importância do storytelling: para gerar uma conexão emocional com sua audiência não adianta lançar um vídeo falando da sua marca do início ao fim. O storytelling é um recurso que deve ser considerado pelas companhias que desejam contar boas histórias em seus vídeos e encantar pessoas. Coloque sua marca no centro de narrativas interessantes com protagonistas, conflitos e clímax.

4. Transmita seu conteúdo ao vivo: se um vídeo gera maior engajamento, naturalmente, transmissões ao vivo permitem uma interação ainda maior. Nas redes sociais isso é extremamente vantajoso, pois as pessoas podem comentar em tempo real. Dá para transmitir eventos, realizar entrevistas e até mostrar os bastidores da empresa.

5. Explore as possibilidades da realidade aumentada e virtual: essas duas tecnologias já viraram artigo aqui no nosso blog e tendem a ficar cada vez mais populares no mercado. Ambas prometem mudar a forma como as pessoas compram produtos, seja experimentando virtualmente uma peça de roupa ou vendo pela tela do celular como uma poltrona ficaria na sua sala de estar.

Vídeos são dinâmicos, mobilizam pessoas e tornam uma marca muito mais humana. E o que é melhor: são relativamente simples de serem feitos. Com boas ideias capazes de engajar consumidores, empresas podem criar vídeos que geram excelentes resultados. E aí, você está convencido?