Polo Films apresenta BOPP que inativa fungos, bactérias e vírus com íons de prata


A Polo Films, empresa produtora de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), acaba de lançar no mercado de embalagens um filme que combate a proliferação de micro-organismos, o FlexProtec. O produto recebe um aditivo que utiliza nanotecnologia de íons de prata para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos, trazendo mais segurança para o consumidor, aumentando o tempo de prateleira dos produtos e reduzindo a contaminação cruzada por contato.

A pandemia despertou no consumidor uma preocupação com a contaminação por contato. Então, muitas pessoas passaram a desinfetar as embalagens ao trazê-las da rua, com receio de contaminação em relação ao Sars-Cov-2. O FlexProtec foi testado e obteve uma inativação do coronavírus maior do que 96% em 10 minutos de contato e de 99,5%, após 40 minutos de contato com a embalagem, de acordo com laudo fornecido pelo laboratório de Biologia Molecular da UNESP. Além da proteção viral, o produto também reduz a proliferação de bactérias e de fungos, responsáveis por acelerar a degradação e o desperdício de alimentos, uma preocupação global.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, no âmbito mundial, entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, o que inclui 30% dos cereais, entre 40 e 50% das raízes, frutas, hortaliças e sementes oleaginosas, 20% da carne e produtos lácteos e 35% dos peixes. A FAO calcula que esses alimentos seriam suficientes para alimentar 2 bilhões de pessoas.

O FlexProtec está disponível para a indústria nacional, América Latina e Estados Unidos. A Polo Films, com mais de 40 anos no mercado, localizada em Montenegro (RS), produz anualmente 60 mil toneladas de filmes de polipropileno biorientado. Seus principais clientes estão na indústria de alimentos, higiene, limpeza, beleza e bebidas.

Confira aqui mais informações sobre a linha FlexProtec!

(Fonte: Polo Films, 06 de outubro de 2021)

Deixe seu comentário

  • LAURENCE BOTINHON

    18/10/2021

    Pessoal sobre esse filme antibac com íons de prata, tenho a informação que a ANVISA não permite para contato com alimentos, poderiam me confirmar se essa portaria foi derrubada?

    • Isabella Salibe

      19/10/2021

      Laurence, enviamos a sua dúvida e seu contato para a Polo Films.