Plástico para alimentos feito com algas é criação da América do Sul


A designer chilena Margarita Talep criou uma alternativa para substituir o plástico comum em embalagens de alimentos. A sul-americana está desenvolvendo um material biodegradável feito à base de algas, água e um tipo de polímero.

De acordo com Margarita, o material é de rápida decomposição. Ele leva de dois a três meses para se desintegrar em ambientes quentes e de três a quatro meses em climas mais frios.

“Atualmente, apenas 9% de todo o plástico que produzimos e consumimos no mundo foi reciclado, 12% foi incinerado e a grande maioria, 79%, acabou em aterros sanitários ou no meio ambiente”, alerta a designer, em seu site.

Para elaborar o plástico biodegradável, foi preciso ferver algas vermelhas para retirar uma substância específica. A partir daí, acrescenta-se água e corantes naturais. As medidas podem variar de acordo com a textura, flexibilidade e cor que se deseja atribuir ao produto final. Com a mistura pronta, é preciso aquecê-la a 80ºC e depois resfriá-la em um molde.

A iniciativa da designer faz parte de um projeto pessoal chamado Desintegra.me. Com ele, a designer pretende encontrar alternativas hidrossolúveis para serem utilizadas em embalagens.

“Este projeto existe na perspectiva do desenho industrial com a intenção de criar um novo material, aprofundando-se em todas as variáveis ​​que nos permitirão estudar e compreender como ele funciona para, no futuro, investirmos em seu desenvolvimento em larga escala”, conclui.

(Fonte: Hypness, 02 de novembro de 2020)