Pesquisadores desenvolvem embalagens plásticas a partir de resíduos de azeitona


Uma joint venture espanhola desenvolveu um novo material de embalagem feito com resíduos de azeitona. Chamado Olipast, este composto plástico biodegradável e compostável pode ser usado para fabricar produtos como bandejas, pratos e tampas para recipientes projetados para a embalagem de azeite.

O projeto Go-Oliva de dois anos foi lançado em novembro de 2019 com o objetivo de criar um material ecológico e compostável para ser usado nas embalagens de azeite. O projeto é uma joint venture da empresa espanhola de tecnologia de plásticos AIMPLAS Instituto Tecnológico de Plásticos e da cooperativa de azeite Olivarera de los Pedroches (OLIPE).

A Espanha é o principal produtor de azeite e produz uma quantidade significativa de detritos de caroço de azeitona – um produto residual do processo de prensagem de azeitona. Os pesquisadores do projeto investigaram como reciclar os resíduos e transformá-lo em um novo material sustentável.

“O objetivo deste projeto é criar uma nova aplicação de alto valor agregado a partir de resíduos de azeitonas, por meio do desenvolvimento de novos materiais para produzir embalagens sustentáveis ​​para produtos relacionados ao azeite ”, disse Belén Redondo, Pesquisador da AIMPLAS.

“Este desperdício foi tratado por valorização energética, ou incineração, até agora. Por um lado, as matérias-primas são matrizes poliméricas biodegradáveis ​​para o novo composto”, afirmou Redondo. “Por outro lado, o caroço da azeitona deve ser tratado para ser incorporado em matrizes poliméricas e moído para obter um tamanho de partícula micrométrico”.

Como material composto plástico, o Oliplast pode ser processado pelos mesmos métodos de extrusão e moldagem por injeção para a produção de plásticos e transformado em embalagens ​​para produtos relacionados ao azeite. Isso inclui tampas que podem ser usadas em embalagens para cosméticos à base de azeite ou pequenos pratos que podem ser colocados sob uma garrafa de azeite para evitar derramamento.

A próxima etapa do projeto GO-OLIVA, que termina no final de 2021, é realizar um estudo comportamental.

“O novo material e os produtos finais serão caracterizados para analisar se atendem a todos os requisitos necessários para as aplicações finais”, afirmou Redondo.

Isto será seguido por um estudo ambiental para examinar a compostabilidade do novo material.

“O Oliplast pode estar disponível dentro de um ano a partir do final do projeto”, acrescentou Redondo.

O projeto GO-OLIVA é cofinanciado pelo governo espanhol e pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) no âmbito da Parceria Europeia de Inovação (EIP-AGRI).

Pesquisas anteriores examinaram como os resíduos da produção de azeite e, em particular, os caroços de azeitona moídos, podem ser reciclados e transformados em tijolos de barro e pasta de cimento para ser usado como material de construção, na confecção de móveis decorativos, e mesmo para a produção de barreiras acústicas.

Uma empresa turca também produz micro-esferas de plástico de caroços de azeitona para a indústria de cosméticos.

(Fonte: Editora Stilo, 19 de maio de 2020)