Pesquisadores da UNICAMP desenvolvem plástico biodegradável e comestível


Pesquisadoras das áreas de química e alimentos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um plástico composto por amido e gelatina que tem duas vantagens impressionantes: ele é biodegradável e comestível.

O bioplástico foi obtido pelo processo de compressão mecânica chamado extrusão, em que amido e gelatina são inseridos em uma máquina onde são submetidos a alta pressão, sem adição de qualquer solvente. Em seguida, o material passa por um processo de sopro, que resulta em uma película, um filme, similar aos usados para proteger alimentos.

A pesquisadora Farayde Matta Fakhouri fez uma extensa pesquisa nas tecnologias disponíveis mundialmente e constatou que já existiam bioplásticos flexíveis, produzidos com outros polímeros biodegradáveis, mas não adequados para consumo.

A ausência de um produto baseado em material comestível e não tóxico levou a pesquisadora a trabalhar em um processo que tornasse essa alternativa viável. A solução inédita foi encontrada na mistura de amido e gelatina

“O nosso plástico é atóxico e pode ser utilizado em brinquedos e artigos infantis depois de higienizado. Deste modo, se uma criança levar à boca, não haverá problema”, explica a professora Lúcia Mei, uma das coordenadoras do trabalho.

A tecnologia já está em processo de licenciamento, com uma empresa interessada em colocar o bioplástico no mercado a curto prazo.

(Fonte: Site Inovação Tecnológica, 30 de junho de 2020)