O que os clientes das lojas online andam falando por aí?


Não é de hoje que inúmeras pesquisas realizadas durante a pandemia têm procurado traçar os movimentos que os consumidores têm feito no e-commerce, durante esse tempo em que eles estão se mantendo no isolamento social.

O que já se sabe pelo que se tem analisado nas redes sociais é que, durante esse período de quarentena, comprar pela internet tornou-se não só uma necessidade como também um novo tipo de hábito adotado por aqueles que ainda não tinham o costume. Segundo a Compre & Confie, em maio de 2020 o faturamento das lojas online foi 126,9% maior do que no mesmo período do ano passado.

Desse montante, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela que para 61% dos consumidores, o motivo do aumento nas compras online durante a quarentena foi o isolamento social.

Na lista das escolhas comentadas nas redes sociais, as peças de vestuário continuam sendo as mais procuradas, principalmente pelo fato de muitos reclamarem nas redes que estão ganhando uns quilinhos a mais, por causa do consumo de guloseimas em casa; na sequência os livros e os itens de perfumaria e beleza, que continuam sendo os mais procurados. O primeiro por conta do tempo mais livre para se dedicar àquela lista de livros que a pessoa já queria ter lido há tempos, e o segundo, por conta do receio que muitas pessoas ainda têm de voltar a frequentar os salões de beleza.

De acordo com a pesquisa da Social Miner, o pico dos acessos aos e-commerces acontecem principalmente entre às 13h e 14h e no período das 17h e 19h.

Reclamações

No contrafluxo da onda de compras, as pesquisas também revelam para as empresas que é preciso continuar atento na melhoria dos serviços de entrega, no que diz respeito aos prazos, preços e embalagens, já que o consumidor redobrou os seus cuidados com a higiene e com as formas de contaminação da Covid-19.

(Fonte: Super Varejo, 27 de julho de 2020)