Smurfit Kappa cria embalagem sustentável para cervejaria na Bélgica


Chamada de TopClip, a solução desenvolvida para a BeerSelect possui pegada de carbono 30% menor que uma embalagem retrátil e é 100% renovável, reciclável e biodegradável

A Smurfit Kappa desenvolveu um sistema pioneiro de embalagem de ponta a ponta para a BeerSelect, uma cervejaria artesanal belga, chamado de TopClip, que é produzido 100% em papel e substitui as embalagens retráteis para multipack de bebidas.

A BeerSelect registrou um crescimento significativo nos últimos três anos, atraindo uma atenção considerável de investidores e dos consumidores de cerveja. A cervejaria estava em busca de embalagens que se alinhassem às suas aspirações de sustentabilidade e um sistema de máquina automatizado para produzir internamente a solução com eficiência.

Nesse contexto, a Smurfit Kappa analisou todos os aspectos das operações da BeerSelect e decidiu que a solução mais eficaz seria construir e instalar a sua máquina Mid-Speed ​​TopClip na fábrica de cerveja da BeerSelect. Segundo a companhia, o equipamento provou o seu valor para muitas pequenas e médias empresas de bebidas, pois pode processar 30 mil latas por hora e é flexível o suficiente para alternar entre diferentes configurações para agrupar quatro, seis e oito pacotes de latas.

Com uma pegada de carbono 30% inferior à de uma embalagem de consumo em plástico retrátil, o TopClip é 100% renovável, reciclável e biodegradável. Além disso, apresenta os produtos de forma muito mais eficaz do que as soluções de embalagem completas comumente usadas para bebidas enlatadas.

“No TopClip, encontramos uma solução que se encaixa perfeitamente em nossa mentalidade de sustentabilidade. O benefício mais tangível é a utilização de uma solução de embalagem que não prejudique o meio ambiente e a implementação de um sistema de máquina feito sob medida que fez uma grande diferença tanto na facilidade quanto na velocidade de produção”, afirmou Kasper Peeters, cofundador da BeerSelect.

“O sistema automatizado TopClip que projetamos especialmente para cervejarias de pequeno e médio porte realmente decolou. Sabíamos que o TopClip era a solução ideal da Better Planet Packaging para atender às necessidades da BeerSelect e, ao construir a máquina para eles, tornou-se uma solução ainda mais eficaz e holística”, complementou Koen De Winter, gerente de Projetos e Sistemas de Máquinas da Smurfit Kappa Europeia.

(Fonte: Portal Packaging, 21 fevereiro de 2024)