Resíduos de banana viram embalagem de alimentos


Uma empresa australiana líder em tecnologias de fibra vegetal a partir de resíduos agrícolas, a Papyrus Australia concluiu recentemente uma prova de conceito que demonstrou com sucesso a viabilidade comercial do uso de fibra de banana refinada para produzir embalagens de alimentos moldados, como caixas de pizza e hambúrguer, bandejas de alimentos e pratos descartáveis. 

Uma vez que a fibra de banana refinada havia sido negligenciada por muitos especialistas da indústria como uma opção, este teste bem-sucedido terá um impacto na forma como embalamos nossos alimentos e na sustentabilidade de nosso planeta, disse a empresa em um comunicado. A fibra da banana é obtida do tronco da bananeira e é um subproduto da produção da banana, o que significa que é renovável e também cultivada em abundância. 

Existem cerca de 3.000 hectares de plantações de banana na Austrália e estima-se que, globalmente, as plantações de banana cobrem mais de 10 milhões de hectares, com aproximadamente 2,2 bilhões de toneladas de resíduos agrícolas gerados anualmente. Papyrus disse que o aproveitamento desse resíduo agrícola para a produção de embalagens moldadas de alimentos traz pelo menos quatro benefícios.

“As toras de banana são uma fonte de fibra renovável e sustentável e agora se mostraram uma alternativa viável para a substituição da polpa de madeira. A utilização de um produto que de outra forma seria desperdiçado reduz a emissão de gás metano durante a decomposição dos resíduos agrícolas, nocivos ao meio ambiente. O processo proprietário da Papyrus Australia de converter o tronco da bananeira em fibra refinada não gera resíduos ou produtos químicos, ao contrário de muitos processos alternativos de reciclagem e produção. A fibra da banana é à prova d’água, retardante de fogo e se decompõe naturalmente em aterros sanitários”, conclui.

(Fonte: Agrolink, 14 de outubro de 2021)