Novas embalagens do Cappuccino 3Corações são lançadas com tecnologia BAP, da Aptar


Líder global em soluções de dispensamento, a Aptar traz ao Brasil uma das tecnologias mais avançadas em conveniência e funcionalidade para embalagens de alimentos: Bouded Aluminum to Plastic; ou, simplesmente, BAP, desenvolvida especialmente para embalagens de plástico. A tecnologia, que é inédita no país, pode ser conferida a partir desta semana nas embalagens de 400 e 200 g do famoso Cappuccino 3Corações, o preferido quando o assunto é a célebre bebida italiana.

Desenhada para as mais diversas categorias de alimentos, BAP é constituída de plástico e alumínio. No processo de fabricação, o selo de alumínio é soldado ao plástico da tampa e, após o envase, é soldado novamente no próprio frasco, garantindo a integridade da embalagem e do conteúdo. Para o desenvolvimento das novas embalagens, a Aptar e a 3Corações ouviram os consumidores do cappuccino por meio de pesquisas que identificaram os principais focos de melhoria relacionados à experiência de consumo. A nova embalagem traz facilidade de abertura, facilidade de fechamento, vedação hermética entre a tampa e o frasco, e ampla abertura para fácil acesso ao conteúdo.

Fácil para abrir e fechar, a tampa, que possui fechamento flip-top, é integrada à embalagem. Juntas, ambas formam uma embalagem de peça única, com menos partes removíveis e descartáveis. Por estar fixa à embalagem, a tampa não se perde e é mais fácil manter a higiene e a integridade do conteúdo, evitando a contaminação cruzada do alimento em virtude do contato com outras superfícies. O acabamento do gargalo também mudou e ficou mais largo, acompanhando o design do container.

Com a tecnologia BAP, o frasco e a tampa passaram por adaptações que os tornaram mais largos, possibilitando a retirada da rosca do frasco, facilitando o acesso ao alimento e, consequentemente, o melhor aproveitamento do conteúdo. Ou seja: agora, a colher é introduzida com facilidade, o que melhora o acesso ao conteúdo e evita também o seu desperdício. A tampa ainda possui excelência em vedação, visto que o seu sistema de selagem garante uma ótima conservação do alimento, preservando as suas propriedades e impedindo vazamentos. Além de eliminar ainda possíveis falhas de aplicação de selo de indução tradicional, com o sistema de selagem através de soldagem entre tampa, selo e frasco.

Abrir a embalagem agora é mais prático e intuitivo, graças ao anel de abertura ergonômico que é preso ao selo de alumínio que agora sai inteiro, sem rebarbas. Isso facilita o manuseio por consumidores de todas as idades e os deixa com uma agradável experiência de utilização da embalagem.

Ergonômica, intuitiva, moderna e confiável, a tecnologia BAP proporciona uma gama de experiências positivas, agregando conveniência e praticidade ao dia a dia dos consumidores. A solução foi resumida por eles nos grupos focais numa única palavra: surpreendente. Segundo as pesquisas, o novo design tornou a embalagem visualmente atraente, elevando a visibilidade da marca no momento da compra, tanto nas gôndolas como em canais de comércio eletrônico.

Em termos de fabricação, BAP trouxe maior eficiência às linhas de produção do Grupo 3Corações, otimizando – e até eliminando – etapas do processo de manufatura do cappuccino. A eliminação da rosca tornou as embalagens 16% mais leves, e facilitou a acomodação de ambas nos pontos de venda. Devido ao design aprimorado que utiliza menos plástico, a 3Corações estima uma redução anual de 40 toneladas de plástico com a nova embalagem em relação ao design anterior. Outro destaque é a harmonização de uma única tampa para os dois tamanhos de frascos: já que a mesma serve, igualmente, para as duas versões da embalagem do produto; reduzindo a necessidade de controle de inventários diferentes. Os frascos foram criados pela Frasquim, empresa especializada no desenvolvimento de potes e frascos plásticos para os mais diversos setores.

A tecnologia ainda contribuiu positivamente para o brand equity da marca, aumentando o awareness e fortalecendo o posicionamento do Grupo 3Corações como líder (Top of Mind) na fabricação de cappuccinos no Brasil. BAP agregou ainda mais valor a um de seus produtos mais estratégicos no país. “Conseguimos desenvolver uma solução totalmente customizada e que trouxe maior conveniência ao consumidor final. Mantivemos os elementos clássicos da marca, como a cor, a base de layout e o formato de coração”, explica Gisele Sousa, Presidente da Aptar Food + Beverage para a América Latina.

“O cappuccino 3Corações é um produto inovador desde seu lançamento, há mais de 25 anos. O formato de coração, ícone importantíssimo da marca, reforça os laços que mantemos com nossos consumidores, que nos avaliza a cada repetição de compra. Com uma simplicidade sofisticada, esperamos surpreender o consumidor com essa nova embalagem, fruto de um trabalho incansável e apaixonado”, destaca Lucila Garcia, Gerente Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo 3Corações. “Com o lançamento de BAP, a Aptar segue transformando categorias de produtos, facilitando a vida das pessoas e afirmando-se cada vez mais como uma empresa inovadora, arrojada e disruptiva. Surpreender é o nosso propósito”, conclui Gisele Sousa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Aptar, 28 de outubro de 2020)