Mudrá cria embalagem de marmita com papelcartão e vence o desafio do iFood e da Suzano


A Mudrá, empresa de consultoria e desenvolvimento de embalagens, venceu o Desafio Embalagem do Futuro, promovido pelo iFood e pela Suzano Papéis. O objetivo do concurso era buscar uma embalagem mais sustentável para delivery, que pudesse acondicionar alimentos pastosos e líquidos, utilizando processos gráficos convencionais e o papel BlueCup da Suzano. Segundo as empresas promotoras do Desafio, a intenção é que mais estabelecimentos tenham acesso a embalagens de papel produzidas a partir de matéria-prima de fonte renovável para transportar alimentos de forma prática, segura e sustentável.

A embalagem criada lembra as tradicionais marmitas de alumínio em formato e tamanho, e é uma solução que atende tanto às gráficas quanto aos restaurantes. Primeiro porque é possível produzir com a estrutura existente nas gráficas do segmento de embalagem e com matéria-prima de fácil acesso; depois, porque é funcional para os restaurantes por não exigir muito espaço de estoque nem tempo de montagem: ela é transportada planificada, se estrutura sozinha e seu fechamento é prático – na hora da operação dos restaurantes, o processo de envase deve ser rápido e prático.

Para o desenvolvimento do projeto, foi analisado todo o ciclo de vida das embalagens de delivery e os requisitos básicos de cada stakeholder, práticas comuns na rotina da Mudrá Design . O maior desafio foi encontrar um formato que pudesse acondicionar líquidos sem vazamentos e que não gerasse muitas aparas na produção, evitando desperdícios de papel. A solução atendeu aos requisitos através de um design simples e inovador.

(Fonte: Mudrá Design, 17 de novembro de 2021)

Deixe seu comentário